Este trecho da oração do Pai Nosso, com precisão cirúrgica, identifica a realidade que perpassa, ultrapassa e fere a existência, interferindo na convivência humana. Na Bíblia e na tradição cristã/católica, o mal é entendido como algo tão nocivo que, muitas vezes, é associado ao próprio demônio. Ainda em relação à oração do Pai Nosso, nosso Senhor suplica ao Pai o livramento dessa mazela, que aprisiona e destrói o ser humano. O mal é a escuridão que transforma sonhos em pesadelos, vida em morte. A mera ausência do bem já é um espaço para o mal se proliferar.
Portanto, é importante fazer o bem, amar a Deus e ao próximo, rezar e perdoar para se fortalecer e crescer, inclusive na espiritualidade, na humildade e na fraternidade. Tudo que está associado ao mal faz mal: tira a energia, a alegria, a paz, a saúde e muito mais. O caos individual, familiar e social salta aos olhos, até mesmo da pessoa mais desatenta, todos os dias. Quantas mortes, agressões e maldades assistimos e experimentamos em nossa sociedade? As histórias que sofremos e conhecemos são inúmeras.
Últimas Notícias
O ser humano tem habilidade, brilho, inteligência e sagacidade, mas também carrega a sombra de suas más escolhas e o abismo maléfico de suas más intenções. Como se livrar dessa sombra que o acompanha? É justo e necessário abrir-se ao bem e a Deus. Rezar não significa adormecer a razão e a inteligência a ponto de ter preguiça de pensar e raciocinar, nem se deixar manipular por aqueles que se colocam como super-homens e heróis. Pelo contrário, é abrir-se ao universo infinito e inesgotável do amor de Deus, real e, muitas vezes, hostilizado.
Esse amor também está presente em cada pessoa que deseja fazer o bem, em cada sorriso espontâneo e inocente. Quem não tem vontade de amar, apaziguar e ajudar está longe do bem e de Deus, mas muito perto do mal e da ruína. Que Deus reordene nossos passos e, com Ele, nossos pensamentos e sentimentos. Deus vos abençoe!
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).