O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu nesta segunda-feira (20) que as pessoas que estiverem no litoral não tentem voltar para a cidade de São Paulo agora ou para outras partes do estado. O mandatário mostrou preocupação com a situação das estradas e os bloqueios causados pelos diversos deslizamentos.
“Com a falta de energia e comunicação, várias pessoas tentam sair de casa para retornar a São Paulo e a outras partes do estado. O ideal é que ainda não se desloquem”, disse em entrevista coletiva concedida em São Sebastião, cidade do litoral norte mais afetada pelos temporais, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.
Últimas Notícias
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Tolerância zero em Suzano: Diversas motocicletas são apreendidas após abuso e irregularidades no trânsito; uma moto roubada também foi recuperada
- Suzano realiza atendimentos odontológicos em UBSs durante o “Novembro Azul”
“Estamos liberando os bloqueios, conseguimos liberar o [acesso da praia] de Toque-Toque, estamos chegando a Maresias, fazendo a operação pare e siga. A ideia é que a gente possa liberar hoje até a Barra do Sahy”, explicou.
O governador disse que não se sabe “o que restou da rodovia Rio-Santos”. “Contabilizamos mais de 10 pontos de bloqueio e em alguns pontos não conseguimos saber ainda o que restou da rodovia”. A estrada foi um dos pontos mais atingidos por deslizamentos após as fortes chuvas.
Ele também disse que a Mogi-Bertioga ainda deve demorar para ser recuperada.
“A recuperação da Mogi-Bertioga vai levar ainda algum tempo, é um trecho bastante atingido, e a recuperação da Rio Sul pode levar um tempo enorme”, afirmou.
Tarcísio de Freitas lembrou que as pessoas que não tiveram a casa atingida sofrem com a falta de energia e comunicação.
“Com a chuva, houve o rompimento de fibra ótica, perda de antenas, perda da rede de alimentação de energia. Então, as pessoas ficaram completamente sem informação, isoladas, não conseguem comprar alimentos no mercado. Os mercados também perderam seus estoques, as pessoas não conseguem passar cartão, estão sem dinheiro e isso está fazendo com que várias pessoas tentem sair de casa para retornar a São Paulo e a outras partes do estado”, disse.
O governador destacou que o suprimento está chegando, desde comidas até colchões, e as pessoas estão sendo alojadas em escolas e em organizações não governamentais. As doações referenciais deverão ser feitas para o Fundo Social do estado de São Paulo.
Tarcísio de Freitas, também agradeceu a ajuda do governo federal e destacou as ações imediatas.
“Vamos receber, neste momento, suprimento de 30 mil litros de água potável para distribuir ao município, às escolas e aos hospitais. Com a cheia, algumas estações de tratamento de água pararam de operar. Neste momento, a Sabesp está fazendo a manutenção das bombas para voltar a produção de água. Temos aqui 30 caminhões-pipa em condição de fazer o suprimento de água potável”, ressaltou.
(com informações de Agência Brasil)
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario