Foi com grande tristeza que vimos as fortes chuvas transformarem nosso Litoral Norte em uma cena de tragédia. Nada minimiza a perda das pessoas que amamos, nada…
Chorei, principalmente pelas crianças, cujas vidas foram ceifadas de forma tão trágica. Ninguém merece morrer desse jeito, muito menos as crianças.
Últimas Notícias
A Natureza tem uma força descomunal e muitas vezes esquecemo-nos disso. Frequento o litoral norte há algum tempo, já atravessei a Rio-Santos algumas vezes até Parati.
As praias são belíssimas, a natureza de rara beleza e a população muito acolhedora.
Mas o que há de errado nesta tragédia? Onde nós, seres humanos erramos?
Se voltarmos o tempo, 56 anos para sermos mais exatos, tivemos uma tragédia horrível em Caraguatatuba. Naquela época, 450 pessoas morreram e 3 mil ficaram desaparecidas conforme encontramos aí algumas notas jornalísticas históricas. Parte da Serra do Mar deslizou soterrando casas e seus moradores. Além das mortes, muitas pessoas perderam tudo o que tinham.
Ler os jornais nesse mês de fevereiro de 2023, me faz voltar ao passado quando os meus pais, comentavam a tragédia.
E então o que aprendemos com essas histórias?
Na minha opinião, deveríamos desenvolver tecnologia na área da engenharia urbana a fim de criar mecanismos que aliviassem os efeitos de grandes volumes de água dentro das cidades. Deveríamos também, impedir a ocupação ilegal em morros. Ao longo de minhas viagens pela estrada magnífica que é a Rio-Santos, cansei de ver áreas ocupadas irregulares.
Eu já li várias vezes a frase: A Terra é nosso lar!!! Discordo!!! A Terra não é nossa casa, nosso lar! Se continuarmos dizendo isso, as pessoas vão cuidar de seu planeta como cuidam da própria casa: sem manutenção, com um amontoado de coisas que não servem mais nas garagens, nos quintais.
A Terra somos nós! Temos que cuidar dela como cuidamos de nós mesmos! Assim as políticas públicas de moradia e meio ambiente poderiam dar as mãos e melhorar a vida das pessoas que se amontoam em lugares sujeitos a desmoronamentos, deslizamentos, lixões, aterros químicos etc. Se tivermos em mente isso, se enxergarmos a Terra como um ser assim como nós, quem sabe mudamos nosso pensamento e cuidamos mais de nossa irmã? Nossa irmã mais velha que tudo nos dá! Tudo o que temos, tivemos e teremos virá dela!