A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (05) o fim da emergência mundial devido ao coronavírus (Covid-19). O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez o anúncio em entrevista coletiva após a 15ª reunião do comitê de emergência, realizada horas antes.
A Emergência Global em Saúde havia sido declarada em 11 de março de 2020, e desde então o mundo enfrentou diferentes fases da pandemia, com incertezas e milhões de mortes pela doença.
Apesar da declaração, Tedros alertou que a Covid-19 ainda não acabou e que o vírus continuará presente, matando e sofrendo mutações.
Últimas Notícias
- Jaqueline Almeida, multimedalhista de Suzano, que ensina defesa pessoal na Irlanda, está no Brasil para divulgar livro e ministrar workshop de autodefesa
- Papa Leão XIV: Cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo Papa da Igreja Católica
- Igreja Matriz de Suzano receberá as relíquias de São Padre Pio neste fim de semana
A OMS enfatiza que os cuidados devem ser mantidos, e o diretor-geral advertiu contra a diminuição da vigilância e o desmonte dos sistemas de saúde em resposta ao anúncio. Ele ressaltou que a decisão de encerrar a emergência global foi cuidadosamente considerada e debatida ao longo do tempo e afirmou que, se necessário, não hesitará em declarar outra emergência no futuro.