Cerca de 400 residentes de Itaquaquecetuba marcaram presença durante um período de cinco dias de oficinas participativas promovidas pela Secretaria de Planejamento, nas quais foram debatidos os rumos do Plano Diretor Estratégico da cidade. O objetivo desse plano é estruturar o desenvolvimento e a expansão territorial da região. A iniciativa contou com a colaboração da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Os bairros contemplados nesta primeira etapa das reuniões foram Piratininga, Caiuby, Marengo, Altos de Itaquá e Vila Virgínia. A comunidade teve a oportunidade de expressar suas demandas específicas em relação a essas localidades.
Últimas Notícias
A participação popular desempenha um papel fundamental e está prevista em todas as fases da revisão do Plano Diretor, permitindo que os cidadãos expressem suas opiniões e assegurem que suas necessidades sejam contempladas em áreas como educação, lazer, saúde, moradia e transporte.
O projeto do Plano Diretor visa guiar as iniciativas do setor público para harmonizar os interesses coletivos e garantir um desenvolvimento urbano equitativo, mantendo os princípios da reforma urbana, do direito à cidade e da cidadania. A legislação do plano, sujeita a revisão a cada dez anos, permaneceu sem atualização desde 2016.
Redus
Além do site oficial da prefeitura (www.itaquaquecetuba.sp.gov.br/plano-diretor), que está sendo atualizado com informações sobre cada passo da revisão do Plano Diretor, a administração adotou outra ferramenta para engajamento e participação pública: o ReDUS (Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável).
Essa plataforma é uma rede social que proporciona espaços de interação entre indivíduos e organizações atuantes no campo do desenvolvimento sustentável. O seu objetivo é cultivar e fortalecer a colaboração, bem como influenciar e estabelecer agendas e soluções para os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras.
O ReDUS é uma iniciativa conjunta do Ministério das Cidades e da GIZ Brasil, sob o âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. Itaquaquecetuba foi selecionada como parte do projeto por meio do Plano Diretor. O cadastro na rede pode ser feito através do link (shre.ink/27vi).
Além disso, visando abranger uma gama ainda mais ampla de participantes, também foi disponibilizado um questionário online (cutt.ly/DwkfS4Pg), que servirá tanto para o Plano Diretor quanto para o Plano Municipal de Habitação, auxiliando no diagnóstico e na identificação das necessidades da cidade.
Diante disso, a próxima fase incluirá a realização de oficinas temáticas. Com base nos resultados das oficinas participativas, que buscaram compreender as necessidades da população, será apresentado um resumo do que foi coletado até agora. Isso direcionará a criação de reuniões específicas, agrupadas por tópicos.
Para mais informações sobre a construção do Plano Diretor, os interessados podem procurar presencialmente o 1º Andar da Secretaria de Planejamento, localizada na rua Vereador José Barbosa de Araújo, número 260, no bairro Vila Virgínia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.