PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Enquanto você dormia…”, por Luci Bonini

…era o ano de 2023, Seu Leôncio saiu para pescar, quando içou a rede para seu barco, contou alguns peixes, viu muitos, muitos quilos de plástico e, entre o lixo plástico, havia uma garrafa pet, fechada com tampa e uma folha de papel enrolado dentro dela, parecia uma mensagem.

Seu Leôncio, como de costume, separou os peixes que seriam seu almoço e janta por alguns dias, os que seriam vendidos, separou os lixos em sacos e guardou a garrafa dentro da sua mala onde levava a marmita.

Ele chegou em casa, arrumou todas as coisas, comeu um pedaço de peixe assado que deixara, no dia anterior, no forno, tomou um banho e quando ia para a cama, lembrou-se da garrafa com aquele papel dentro dela.

Voltou, pegou a sacola da marmita, abriu e pegou a garrafa. Abriu a garrafa um uma faca com cuidado para não estragar aquele papel, que sabe-se lá o que tinha escrito.

Depois de tirar o papel, que na verdade eram duas folhas, abriu e pôs-se a ler a seguinte carta:

“Meu caro ou minha cara que lê essa mensagem, estamos no ano de 2059, eu sou um passageiro do tempo e tenho uma mensagem para você:

Enquanto você dormia…

… o planeta pedia socorro pois o lixo se acumulava em todos os cantos do planeta. As empresas, cada vez mais preocupadas com as normas de segurança e de qualidade, deixavam as embalagens mais e mais sofisticadas, com materiais cada vez mais resistentes a fim de encarecer o produto, mais em virtude da embalagem do que pela qualidade do produto e o lixo só aumentava;

… as crianças deixaram os parques, as praias, os clubes com piscina, as horas de lazer com seus coleguinhas nas ruas ou nas praças, para ficar na frente das telas que as hipnotizavam com games e vídeos curtos sem nenhum padrão qualidade ou filtro para as idades. Tudo o que havia sido feito para censurar os que as crianças podiam ou não podiam ver, esvaiu-se no ar;

… os canais de tevê, as redes sociais e demais canais de informação, vendo que não havia mais censura para nada, orquestraram uma hipnose coletiva com jornais que ao invés de informar, incutia o medo na população;

… a justiça e a política que deveriam ser a mão segura em quem o povo deveria confiar, preferiu fazer afago em corruptos e corruptores, já que um não existe sem o outro.

Para você que lê esta carta, meu amigo ou minha amiga, eu peço: acorde antes que seja tarde e que em 2059 tenhamos um planeta melhor e cidadãos mais conscientes do seu papel nesse mundo!

Um abraço do seu futuro…”

Aquela noite deixava no coração do seu Leôncio uma grande certeza: todas as vezes que fosse ao mar, pegar peixes, iria separar todo o lixo que viesse e dar um destino correto para cada coisa. Pregou a carta na porta do seu barraco para que os que ali viessem, comprar peixes, leriam, e quem sabe talvez, despertassem como ele!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)