Na semana passada, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE) deu início à operação de um novo biodigestor no Parque Leon Feffer, localizado em Mogi das Cruzes.
A implantação tem como finalidade oferecer uma solução mais eficiente para a gestão de resíduos orgânicos no local, e o equipamento estará sob supervisão da base da Polícia Ambiental instalada no parque.
O biodigestor, que foi colocado em operação na quinta-feira (05), visa substituir o tanque séptico, o filtro anaeróbio e o sumidouro, elevando assim a eficiência do tratamento de esgoto no parque. O método emprega microrganismos que aceleram a degradação da matéria orgânica, tratando os efluentes de uma forma tanto segura quanto ecologicamente responsável, prevenindo a contaminação do solo e de corpos d’água.
Últimas Notícias
- Começa a valer em Suzano nova lei que garante assistência e amparo à saúde física e mental das mulheres durante o período do climatério e da menopausa
- Poá recebe doações para atender vítimas de enchentes no município
- Pároco da Igreja Matriz de Suzano fala sobre a história do padroeiro do município, São Sebastião, celebrado nesta segunda (20)
Os processos técnicos de operação do biodigestor incluem a entrada do esgoto afluente por um tubo, sendo então direcionado à parte inferior do tanque. Aí, as partículas sólidas são depositadas e separadas do componente líquido.
Este último é conduzido ao filtro anaeróbio por meio de um fluxo ascendente, enquanto a porção sólida retida é submetida a um processo de digestão biológica, facilitado pelos microrganismos presentes no material coletado.
Vale ressaltar que o biodigestor não é exclusivo para parques e pode ser implementado em variados locais, como residências, empresas e áreas rurais.