PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Chega ao fim a greve dos correios. Funcionários retornam às atividades a partir desta terça-feira (22)

Nesta segunda-feira (21) o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou um reajuste de 2,6% para funcionários dos Correios. Os funcionários já retomarão as atividades nesta terça (22).

A greve que foi iniciada no dia 17 de agosto, ocasionou em milhares de entregas atrasadas, entretanto, a mesma foi considerada como não abusiva pelo TST. Sendo assim, metade dos dias de greve serão descontados dos salários dos empregados, e a outra parte deverá ser compensada.

Caso os funcionários não retornem aos postos de trabalho, a categoria ficará sujeita a uma multa diária de R$ 100 mil. Segundo o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa dos Correios e Similares, José Rivaldo, para a entidade a greve continua.

No julgamento do dissídio (conflito coletivo ou individual levado à Justiça do Trabalho, gerado quanto a aumento ou reajuste de salário), o TST manteve as nove cláusulas oferecidas pelos Correios durante a negociação salarial, que incluem a oferta de plano de saúde e auxílio-alimentação, entre outras 20 cláusulas sociais, que não representam custos extras aos Correios.

O resultado do julgamento será discutido nesta terça-feira (22) em assembleia com os trabalhadores. O secretário-geral afirma que a exclusão das cláusulas do acordo coletivo deverá reduzir a remuneração dos empregados dos Correios em 40%.