As redes sociais tiveram papel preponderante nas eleições dos últimos anos em vários países do mundo. O Facebook afirmou nesta terça feira (22/09), que tem um plano de restringir o conteúdo de sua plataforma caso haja uma agitação violenta após a eleição nos Estados Unidos.
Tal medida será posta em ação para não espalhar o caos. Essa rede, com 2,7 bilhões de usuários, ainda, vai criar um período de limbo após 3 de novembro, em que os votos pessoais, contados rapidamente, sinalizam um resultado que muda posteriormente quando as cédulas por correio são levadas em consideração.
Últimas Notícias
Nas eleições no Brasil as redes sociais também tiveram um papel importante nas eleições: Twitter, Facebook, WhatsApp, Telegram foram muitas mensagens que distorciam conteúdos, fake news e xingamentos de todos os lados, perfis que caíam, perfis que eram congelados e assim por diante. Claro que também, muitos fatos verdadeiros chegaram até nós.
A pergunta de hoje é: você confia que seus dados estão seguros quando circulam pelas redes sociais e aplicativos?
Nos Estados Unidos o Tik Tok e WeChat estão ameaçados pois são acusados de roubar os dados dos usuários. O primeiro teve 20% de suas ações compradas pela Oracle e pelo Walmart, o que fez com que a suspensão fosse adiada o segundo aguarda decisão judicial.
Aplicativos no seu celular podem estar roubando seus dados. Isso não é teoria da conspiração, isso é fato. Não sabemos ao certo quais aplicativos fazem isso, mas quantas vezes preenchemos nossos dados em diferentes sites de compras ou outras redes sociais e acabamos nos encrencando. O roubo de dados pode levar a um desfalque na sua conta bancária, cartão de crédito ou ainda usarem sua senha para chantagem.
Não só isso, o roubo de dados pode colocar você numa fria: imagine alguém com o seu nome e senha fazendo campanha para um candidato que não é o que você escolheu ou ainda criando fake news com suas fotos ou vídeos.
Pense nisso e, se possível, faça sua senha em 2 passos se puder, ou troque todas hoje mesmo!
(Esse texto não expressa, necessariamente, a opinião do site HojeDiário)