PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Grupo de médicos e cientistas protocolam pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro

Um grupo de médicos e cientistas protocolaram, nessa segunda-feira (08) um pedido de impeachment contra o Presidente Jair Bolsonaro. Eles afirmam que o governante cometeu crimes de responsabilidade durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Como argumentos, o grupo utilizou diversas frases proferidas e ações tomadas pelo presidente desde março de 2020 até dia 20 do mês passado. Uma das frases por exemplo, “eu não sou coveiro” dita por Bolsonaro após ser questionado sobre o elevado número de mortes pela doença no país. O documento também aponta supostas posturas negacionistas do presidente quanto a gravidade da doença e o posicionamento contra o isolamento social.

Segundo os médicos e cientistas, o presidente “usou seus poderes legais e sua força política para desacreditar medidas sanitárias de eficácia comprovada e desorientar a população cuja saúde deveria proteger”.

O pedido também afirma que o suposto negacionismo de Bolsonaro tem custado a vida dos brasileiros.
“O senhor Jair Messias Bolsonaro insistiu em arrastar a credibilidade da Presidência da República (e, consequentemente, do Brasil) a um precipício negacionista que implicou (e vem implicando) perda de vidas e prejuízos incomensuráveis, da saúde à economia”, diz um trecho.

O documento foi assinado por oito profissionais entre médicos e cientistas. São eles:
• Daniel de Araújo Dourado – Médico, advogado e pesquisador Associado do Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (NAP-DISA/USP);
• Eloan dos Santos Pinheiro – Ex-diretora da Far-Manguinhos (Fiocruz);
• Gonzalo Vecina Neto – Médico, professor de saúde pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
• José Gomes Temporão – Médico sanitarista e ex-ministro da Saúde;
• Ethel Leonor Noia Maciel – Pesquisadora no Campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia;
• Reinaldo Ayer de Oliveira – Médico e Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP);
• Ricardo Oliva – Médico sanitarista;
• Ubiratan de Paula Santos – Pneumologista do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Cabe ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) decidir se aceita ou não o pedido de impeachment. Até o momento esse foi mais um pedido feito contra Bolsonaro que já tem mais de 60 pedidos de impedimento do cargo protocolados.