Fiscalização em Salesópolis encontra duas mil galinhas em condições precárias e indícios de trabalho escravo

PUBLICIDADE

Uma fiscalização realizada na última segunda-feira (26) em uma granja de Salesópolis encontrou aproximadamente 2 mil galinhas sem alimentação e aves mortas na propriedade. A vistoria ocorreu após uma denúncia de maus-tratos aos animais e também identificou relatos de trabalhadores sobre jornadas diárias e baixos pagamentos.
O estabelecimento fica na estrada da Capelinha. Segundo a Polícia Militar Ambiental, dois funcionários estavam no local durante a operação e informaram que trabalham todos os dias da semana, sem folgas aos domingos.

Uma das trabalhadoras, de 50 anos, contou que recebe R$ 150,00 por semana e exerce suas atividades na granja há mais de dez anos. Ela também relatou que não possui outro lugar para morar. O segundo funcionário, um homem de 59 anos, declarou receber R$ 65,00 por dia de trabalho.

A operação reuniu equipes da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, do Ministério do Trabalho e da Secretaria da Agricultura. As informações apresentadas pelos funcionários serão analisadas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização das condições trabalhistas.

Outro ponto observado durante a vistoria foi a proximidade entre um dos galpões e uma Área de Preservação Permanente (APP). Conforme explicou uma sargento da Polícia Militar Ambiental, a construção deveria manter um afastamento de 30 a 50 metros da área protegida.
Durante os trabalhos, representantes do Ministério do Trabalho também fizeram contato com Rogério, homem apontado como responsável pela propriedade. De acordo com a policial, ele deverá comparecer à delegacia para verificar a situação.

A Polícia Militar Ambiental ficará encarregada de apurar as possíveis irregularidades relacionadas às condições das aves e à área de preservação. A situação dos dois funcionários e as condições em que exercem suas atividades serão examinadas pelos órgãos competentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE