“Proteger mulheres exige ação, acolhimento e compromisso coletivo”, por Larissa Ashiuchi

PUBLICIDADE

Balanço da Operação Mulher Segura revela a dimensão da violência no Brasil e reforça a importância de integrar segurança pública, prevenção e redes de apoio.

Os números divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre a Operação Mulher Segura acendem um alerta importante. Em 141 dias de atuação, a iniciativa registrou 57.790 prisões de agressores e o atendimento a 228.194 vítimas em todo o país. Os dados foram divulgados na última semana e mostram a dimensão do desafio que ainda precisamos enfrentar. 

Além das prisões, a operação contabilizou 155.641 acompanhamentos de medidas protetivas de urgência e 50.239 visitas preventivas. As ações educativas presenciais alcançaram quase 670 mil pessoas, demonstrando que o enfrentamento à violência também precisa passar pela conscientização e pela prevenção.

Esses resultados mostram que proteger mulheres exige uma atuação que vá além da resposta às ocorrências. É fundamental garantir que cada vítima encontre acolhimento, orientação e segurança para romper o ciclo da violência, sem medo de julgamentos ou de não ser ouvida.

Nesse processo, os municípios têm um papel essencial. A integração entre serviços de saúde, assistência social, educação e segurança pública pode aproximar as políticas de proteção da realidade das famílias e facilitar o acesso aos canais de atendimento.

Também precisamos fortalecer a educação para o respeito desde a infância, envolver homens nessa responsabilidade e ampliar a informação sobre os direitos das mulheres. Nenhuma mulher deve enfrentar sozinha uma situação de violência.

Acredito que uma sociedade mais segura se constrói com políticas públicas efetivas, redes de apoio preparadas e uma comunidade que não se omite diante da violência. Proteger mulheres é um compromisso de todos os dias e uma responsabilidade coletiva.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal HojeDiario.com).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE