Vereadores de Suzano questionam atribuições e efetivo do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) em audiência na Câmara

PUBLICIDADE

As funções e o número de agentes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) foram discutidos por vereadores durante uma audiência de prestação de contas realizada no dia 27, na Câmara de Suzano. O grupamento integra a Secretaria de Segurança Cidadã.

Conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG, a audiência teve a participação dos vereadores Artur Takayama (PL) e Jaime Siunte (Avante). Takayama perguntou em quais situações o atendimento cabe ao GPA e quando os casos são encaminhados à Polícia Ambiental de Mogi das Cruzes.
O secretário de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, explicou que um decreto estadual atribui à Polícia Ambiental o resgate de animais silvestres. Ele afirmou, porém, que o GPA procura agilizar o atendimento aos moradores e também recorre ao Corpo de Bombeiros em algumas ocorrências.

Siunte questionou quantos guardas civis municipais e veículos trabalham no grupamento. Balbino informou que a equipe tem sete agentes e duas viaturas, e disse que conversa com o prefeito Pedro Ishi (PL) sobre a possibilidade de ampliar o efetivo.

O vereador também comentou a mobilização de moradores para cuidar e resgatar animais e manifestou preocupação com a redução dos habitats em razão do desmatamento. Marcel da ONG agradeceu ao secretário pelo trabalho do GPA. Também participaram da audiência o assessor estratégico da Secretaria de Segurança Cidadã, Marcelo Miyasaki, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Rodrigo Kanashiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE