PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Sonho da casa própria vira pesadelo em Suzano. “Residencial Suzano 2” não tem previsão de entrega

PUBLICIDADE

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Suzano emitiu um comunicado justificando a demora na entrega do Residencial Suzano 2, futuro condomínio de moradias do projeto “Minha Casa, Minha Vida” localizado no bairro Jardim Europa. Em nota, a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi disse que a responsabilidade das obras é da Construtora Qualyfast e do Banco do Brasil, sendo a Prefeitura uma mera mediadora da relação.

De acordo com o comunicado, a empresa não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), impossibilitando a Prefeitura de expedir o “Habite-se” aos moradores que foram sorteados com as residências em novembro do ano passado. Nessa época, foi realizada uma reunião com as 300 famílias que iriam começar a ocupação parcial do local, a começar pelo Bloco A do espaço residencial. Todos os procedimentos foram passados e a administração reforçou as medidas de combate ao Covid-19. A previsão do fim das obras e da entrega das moradias era de janeiro de 2021.

A empresa Qualyfast alegou insuficiência de recursos e não conseguiu terminar a construção. Pelo abandono da obra e a segurança escassa, invasões ocorreram no local, além de diversos equipamentos da parte elétricas roubados. O Banco do Brasil liberou recursos que, ao invés de serem usados para dar continuidade às obras, foram usados pela empresa de construção para quitar seus débitos.

A Prefeitura de Suzano disse, porém, que em meio a tudo isso tem tomado a atitude de articuladora das duas partes, no caso, Qualyfast e Banco do Brasil, para tentar resolver a situação e entregar o local aos seus moradores. Ainda assim, não deu nenhum tipo de prazo ou previsão do mesmo, que inicialmente foi previsto para 2017.
O conjunto Residencial Suzano 2 está localizado na estrada Takashi Kobata e vem sendo construído pela Qualyfast Construtora há cerca de dez anos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, com financiamento do Banco do Brasil.

Moradores sem casa

Consequentemente, os mais afetados são os moradores, a quem foram prometidas mais de 600 moradias, mas não foram entregues até hoje. No começo do ano passado, inúmeras reclamações foram feitas alguns meses após os sorteios das residências, segundo o Diário de Suzano.
Muitos daqueles estavam vivendo de aluguel, já que sua casa estava quase garantida, mas devido a pandemia e a perda de muitos empregos e renda, as famílias ficaram impossibilitadas de continuar morando em suas casas antigas, mas não poderiam ir ao Residencial Suzano 2, porque esse ainda estava interditado. Desde abril – data da matéria do jornal Diário de Suzano – até hoje, nada mudou. Até o momento, não há qualquer perspectiva.

Não é a primeira vez

Essa não foi a primeira vez e nem o primeiro cliente com quem a construtora não cumpre suas obrigações. A Prefeitura de Botucatu, cidade do interior de São Paulo, tem tido inúmeras dificuldades com a mesma construtora, já que em 2019 alegaram escassez de recursos por falta de repasses do Governo Federal à instituição, o que impediu de terminar as obras do Residencial Cachoeirinha 3 e 4.

No início de 2020, a regulamentação dos repasses foi feita e a expectativa para a entrega ser feita em março e maio daquele ano foi grande. Infelizmente, apenas o Cachoeirinha 4 foi entregue e contemplado com moradores, enquanto o 3 ficou com 96% de suas obras finalizadas, mas sem previsão de finalização até janeiro desse ano, porque novamente a Qualyfast alegou falta de recursos financeiros para terminar a obra. Nesse ano, o prefeito Mário Pardini fez uma reunião com Caixa Econômica Federal, a construtora Qualyfast e representantes dos contemplados do Residencial Cachoeirinha 3, para discutir sobre a entrega do empreendimento.

A Caixa prometeu adiantar os tramites burocráticos para que os moradores possam usufruir de suas casas o mais rápido possível. Ao todo, são 992 unidades habitacionais sorteadas para munícipes que se enquadraram na Faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida em Botucatu.

12 comentários em “Sonho da casa própria vira pesadelo em Suzano. “Residencial Suzano 2” não tem previsão de entrega”

  1. Isso é uma vergonha estou aguardando a 3 anos entregar do meu apartamento ..só vejo as promessas nada mais prefeitura de Suzano chamou todos os comteplado …para escolha seus apartamento
    ..apenas mais uma desculpa para enrolar o povo ..ainda foi passado para os moradores que em dezembro seria assinatura dos contratos mais nada disso aconteceu logo foi passado para outra data prevista para 15/01/2021 foi dado notícias que não seria possível de assinar os contratos …e agora como é que ficar nossas moradia ..apenas promessas nada mais
    …isso é uma vergonha o povo. Não é palhaço

  2. Boa tarde. Eu e mais de 200 compradores tbm etamos sofrendo com uma situação parecida. Residencial kairos itaquaquecetuba. Lançado em 2015 pela construtora CBX Brasil e Angular Empreendimentos. Até hoje sem respostas obra parada sem andamento e continuam vendendo enganando mais pessoas. Muitos sonhos acabados muitas pessoas prejudicadas abalo emocional indignação. Divulguem nosso caso tbm obrigada

  3. Suzano hj, estamos com um empreendimento em Itaquaquecetuba em situações parecidas. Temos 200 família desesperadas sem saber oq fazer. Me deixo a disposição caso queiram nos ajudar.

  4. Quero saber se alguém puder me esclarecer quem se responsabiliza agora a prefeitura de Suzano não mais o banco parece que tbm não a construtora é de pilantra pelo jeito e aí ? Será que se os contemplados entrarem na justiça resolve alguma coisa ?

  5. Faço parte desse empreendimento de itaquecetuba onde varias famílias aguardam seu ap que até agora nada projeto parado e só promesas muitos aguardam muito$ envolvido e nos compradores com o$ parado ou perdido até agora só enrolação leyi

  6. Infelizmente. Continuamos sendo enganados até quando ninguém sabe..
    Gostaria de saber porque a prefeitura sortiou sem os condomínios tarem pronto só pra espectativa do povo.
    Envadiram o St Cecília novamente e nada..
    Indignada.. Roseli Neres fui contemplada e até hoje nada..

  7. Há muito tempo estamos esperando a entrega do residencial Europa 2, onde muitas famílias já perderam as esperanças e não sabem o que fazer , porque com a pandemia muitos perderam o emprego, e agora o que resta e a espera da entrega dessas moradia, muitos não tem cadastro e nem participaram de nenhum cadastro, mas estão morando em condições precária na favela monte Cristo, onde faço parte da espera, sempre que tem chuvas fortes perdemos a saúde, por causa das ventania que descobri os barracos e destrói tudo que temos, principalmente a saúde, no meio dos ratos e escorpião, que são muitos se existe um inferno na terra e aqui, e não podemos fazer nada, a não ser esperar pela nossa moradia que tá difícil, mas creio que Deus vai nos ajudar a sai dessa.

Deixe um comentário