O pensamento sistêmico é aquele que considera múltiplos focos, aspectos, variáveis, partes e relações. Ele é resultante da multiplicidade que permite maior equilíbrio perceptivo e busca por várias soluções combinadas para resolver um problema.
Achou complexo? Vamos em frente: é complexo um conjunto de coisas ligadas por um nexo comum. Edgar Morin usa muito o termo complexidade e ele usa várias formas de exemplificá-la. Uma das metáforas que ele usa é um cesto trançado de palha: a planta vem da natureza, passa por um processo de secagem, depois os fios vão sendo trançados pela mão do cesteiro. Cada trama do cesto tem uma função, estão conectados entre si, se um fio se rompe o cesto não mais resiste, pois, o trançado vai se desfazendo.
Últimas Notícias
A complexidade não é um conceito teórico e sim um fato da vida. Corresponde à multiplicidade, ao entrelaçamento e à contínua interação da infinidade de sistemas e fenômenos que compõem o mundo natural.
Os sistemas complexos estão dentro de nós e a recíproca é verdadeira. É preciso, pois, tanto quanto possível entendê-los para melhor conviver com eles.
Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade.
Peter Senge define que: “Um sistema é um todo percebido cujos elementos mantêm-se juntos porque afetam continuamente uns aos outros, ao longo do tempo, e atuam para um propósito comum”.
Em um sistema, todas as partes atuam em conjunto e harmonia com seu ambiente, que é um sistema maior, para que o todo funcione adequadamente. Tentar compreender somente uma parte de um sistema pode não funcionar, pois há dependências daquela parte com as demais.
Assim: não se pode pensar numa coisa separadamente. Todos nós estamos integrados e fazemos parte de um todo. Cada ação provoca uma reação. Muitas vezes não vemos a reação de nossas ações imediatamente, pode levar anos.
O que eu quero dizer com tudo isso é que as pessoas pensam em si mesmas, sentem-se o centro do universo e se esquecem que somos um só: seres humanos e planeta.
No próximo dia 22 de abril, comemoramos o dia da Terra e quero expressar minha gratidão ao planeta que tudo nos dá, mas grande parte dos seres humanos devolvem o que ela nos dá em forma de lixo.
A Terra tem consciência de que ela é um sistema e que nós apenas somos parte disso, diferente de nós que achamos que somos senhores de tudo.
(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)