A pandemia trouxe-nos de volta para casa. A casa se tornou a nossa referência, lugar de refúgio, de trabalho, de lazer, de encontro, de proteção, etc. O verbo “partir” foi substituído pelo “ficar”. Essa parada forçada, fez aflorar problemas que estavam aparentemente resolvidos. Seja em nível pessoal, familiar e/ou social, algo ficou fora do tom. Fomos afetados e tragados, por questões e situações que talvez ignorávamos antes, a morte passa agora muito perto de nós, bem como a instabilidade financeira, o problema de e da saúde, os problemas familiares e afetivos etc.
Mas para não sermos tão pessimistas, a pandemia trouxe também soluções e inovações, que tanto nós quanto as futuras gerações se beneficiarão. Do nada o tudo, da escuridão à luz. Tudo muda! A pandemia chegará ao seu termo, ela não é eterna; mas enquanto não chega, tentemos tornar a nossa vida e a nossa convivência melhores. Como termos uma vida e uma convivência mais produtiva e saudável? Uma coisa é certa, a energia perdida com discussões tolas e desavenças que são diariamente ou ocasionalmente alimentadas, são maléficas para o indivíduo, para família e para sociedade.
A sociedade em geral sente os efeitos do próprio veneno. O egoísmo, a prepotência e a ira são armas que ferem uma sociedade, em todos os seus níveis. O perdão é uma “vacina” que a religião e a ciência aprovam. Ela beneficia o corpo e a alma. Harmoniza a convivência familiar e social. Ajusta os contrários, torna o sono mais leve, o trabalho mais produtivo e a mente mais iluminada. Quando convidamos alguém para vir em nossa casa é como se o convidássemos para entrar em nosso coração.
Neste sentido “voltar pra casa”, “ficar em casa” é entrar e habitar o nosso próprio coração. Sendo assim, como está o nosso coração? Quais os sentimentos alimentamos? O perdão traz a virtude da humildade, que por sua vez traz o autocontrole. Em dias de agitação e confusão ganha quem se protege na fenda do amor e da razão. Saúde e paz a todos. Deus vos abençoe.
(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)