PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Tendências de negócios promissores para empreender em 2022”, por Robinson Guedes

Desde que o mundo é mundo existem inúmeras formas de se fazer negócios e oferecer produtos relevantes aos consumidores. Seja no meio da alimentação, vestuário, papelaria e muitos outros, novas empreendimentos surgem constantemente e se apropriam das novas tendências de consumo da população, tecnologias disponíveis como forma de conquistarem um lugar na memória das pessoas e a confiança delas.

Relembrando os tempos áureos das assinaturas de revistas, onde se recebia, mensal ou quinzenalmente, a última edição da publicação, os clubes de assinatura voltaram com força nos últimos anos e conquistaram novos fãs com novos modelos e produtos abrangidos. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2020 o nicho movimentou mais de 1 bilhão de reais, enquanto só no primeiro trimestre de 2021 houve um crescimento de 32% no número de assinantes quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Um modelo que conquistou o público foi o Far.me, um serviço de assinatura para pacientes crônicos que entrega mensalmente os medicamentos necessários para a enfermidade. A Tag – Experiências Literárias também conquistou os leitores brasileiro com o oferecimento de livros já publicados e inéditos com um design atrativo e brindes exclusivos aos assinantes. Já a Glambox virou a queridinha dos amantes de beleza, pois mensalmente são entregues diversos produtos de maquiagem e cuidados com a pele, a partir do perfil de casa pessoa. Até mesmo de produtos de barbear existem clubes de assinatura, então as possibilidades nesse nicho são infinitas.

Outro meio que recebeu grande destaque no fim de 2021 e é promissor é a segurança da informação. Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados muitos estabelecimentos desde lojas físicas e virtuais até escolas e prestadoras de serviços tem se esforçado para garantir que estão de acordo com as novas normas de segurança de dados dos usuários.

A tendência é que haja um grande crescimento na procura de profissionais do meio de Tecnologia da Informação, para que apliquem sistemas mais sofisticados e eficientes para a proteção de dados dos usuários, colaboradores e outras informações sensíveis das organizações. As prestadoras de serviços especializadas em segurança da informação terão muito destaque e terão muito trabalho nos próximos anos, logo se mostram como um meio seguro para investir ou empreender.

Por último, não podia ficar de fora o e-commerce. Com a pandemia, a população em geral criou o hábito de fazer compras online, seja pela praticidade e comodidade de ter tudo a apenas um clique de distância, seja interatividade com plataformas em ascensão, como os marketplaces e mídias sociais, vender produtos pela internet é uma boa forma de empreender atualmente.

Com uma ideia bem planejada, oferta de produtos inovadores e relevantes, uma boa comunicação com os clientes e organização das ações e fluxo de caixa, é possível fazer o negócio prosperar, prospectar novos consumidores e fidelizar cada vez mais a clientela já existente.

O principal é ter uma ideia e trabalhar para que ela se torne realidade. Desenhar um modelo de negócios, fazer um projeto de plano financeiro em que conste orçamentos e expectativas de lucro e estar sempre em busca de melhorias pode ser a chave para um negócio de sucesso.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)