PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Três mentiras que te contaram sobre os processos trabalhistas”, por Rebeka Assis

Lidar com um processo trabalhista nunca é fácil. E quando o assunto é rodeado de “fake news”, decisões simples podem se tornar um verdadeiro tormento.
Para te ajudar, vou ​esclarecer 3 mentiras que sempre contam sobre os processos trabalhistas. Vem comigo, conferir.​

1. ​E​xiste causa ganha

Sim, existem processos em que​ é possível “prever” maiores chances de vitória ou derrota. ​Essa “previsão”, inclusive, é um dos papéis do advogado, ao apresentar os chamados ​cálculos de risco​​.  

Contudo, a tal “causa ganha” não existe, e por um simples motivo: nenhum processo é igual ao outro.

Os fatos podem ser semelhantes e os pedidos feitos também, mas ​é possível que haja documentos e depoimentos de testemunhas diferentes, além da própria análise do juiz, que pode variar de um caso para outro​.

2. Pode mentir à vontade​

Mentir em um processo trabalhista pode trazer consequências desastrosas, ​seja você o dono da empresa, o trabalhador ou uma das testemunhas.

Enquanto advogada, já tive a infelicidade de presenciar uma testemunha sendo confrontada por depor, durante uma audiência, coisas totalmente contrárias a outro depoimento que forneceu, menos de um ano antes.

Além do risco de perder o processo, a parte “mentirosa”, ao não conseguir provar o que alegou, pode ser condenada a pagar os valores gastos​ pela parte vencedora​, com​ os honorários do​ advogado​.​

Por fim, caso você seja uma testemunha de um processo trabalhista e decida mentir, podem acontecer duas situações:

1​ª​ – você prejudicar a parte que queria ajudar, com o juiz ouvindo o seu depoimento apenas como “informante”, sem dar o devido “peso” a tudo o que foi dito; e

2​ª​ – ser condenado a pagar multa para a parte prejudicada e até responder pelo crime de falso testemunho.

3. O trabalhador sempre vence

Talvez este seja o maior mito envolvendo os processos trabalhistas.  

Ouvimos histórias sobre empresas que foram obrigadas a fazer acordos ou condenadas a valores absurdos porque estavam irregulares perante as leis trabalhistas.  

Pior ainda é quando o empregador até faz tudo “certinho” no dia a dia, mas não tem documentos que comprovem isso.  

Sem provas, a condenação é inevitável.  

Porém, diariamente temos empresas que vencem processos, por terem uma assessoria jurídica de qualidade, que os preparou para enfrentar esse tipo de situação sem sustos.  

A principal dica é a mais simples: um processo trabalhista é vencido antes mesmo de começar, com o seu negócio seguindo a legislação do trabalho corretamente e tirando todas as dúvidas com um advogado especializado.

Por isso, não conte com a sorte. Olhe para a sua empresa com responsabilidade e reflita o que compensa mais: investir em cuidados diários com seus funcionários e a parte jurídica do seu negócio ou ser condenado a pagar uma dívida tão alta que pode falir tudo o que você construiu.

No fim das contas, a decisão sempre é e será sua.

Muito sucesso e até mais!

Gostou deste texto? Achou a linguagem bacana?  

Então, não deixe de conferir mais artigos na minha coluna no “Hoje Diário”, com textos rápidos e direto ao ponto, sobre Direito do Trabalho, LGPD e Empreendedorismo. Para enviar dúvidas, sugestões e acompanhar dicas para você e sua empresa, basta seguir @rebeka__assis no Instagram ou acessar https://www.rebekaassis.com.br.  

Ótimo dia e ótimo trabalho!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)