Neste domingo (02), ocorrem as eleições em todo o Brasil. Para poder exercer o voto, o Tribunal Superior Eleitoral fornece uma série de ferramentas para conferir o local de votação.
É importante consultar mesmo que o eleitor esteja acostumado com o colégio eleitoral porque é possível que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) faça alterações em alguns momentos.
Para conferir o colégio, há três opções: acessar o link: https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao-1 e selecionar a aba “Local de Votação – Consulta”. Ali basta informar o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento e o nome da mãe. Logo, o lugar de votação já será apresentado, com endereço e nome da escola.
Últimas Notícias
- Arena Suzano receberá palestra do filósofo Mario Sergio Cortella, na próxima segunda-feira (21)
- Ferraz de Vasconcelos supera índice nacional de alfabetização e alcança mais de 65% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos estima impacto de R$ 4 milhões devido à taxação de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos
Também é possível saber o local através do aplicativo e-Título. Se já estiver devidamente cadastrado, o eleitor poderá somente selecionar a aba “Onde Votar” e já estará registrado a seção, a zona eleitoral e a escola em que deverá votar.
Ainda há uma terceira opção, que é ligando na Central de Atendimento do TRE pelo número 148 ou ser atendido veio WhatsApp do TSE, pelo número (61) 9637-1078.
Documentos
O eleitor que tiver biometria coletada pela Justiça Eleitoral pode continuar usando o e-título pelo celular, que será apresentado ao mesário. Quem não tiver, pode levar o título impresso, para ter informações como zona e seção eleitoral.
O que não pode faltar é um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Caso tenha realizado o recadastramento biométrico, o eleitor poderá votar apenas com o e-Título, desde que a via digital apresente sua fotografia. Quem ainda não realizou o recadastramento biométrico vai ter que apresentar um documento oficial de identidade com foto. Segundo o TSE, o protocolo tem como objetivo garantir o sigilo do voto.
Ordem de Votação
O Tribunal ainda lembra a ordem em que serão votados os candidatos na urna. Na ordem: deputado federal (4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente da República (2 dígitos).
Quando o eleitor digitar o número correspondente ao candidato para aquele determinado cargo, aparecerá na tela a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se precisar fazer alguma correção, basta aperta a tecla laranja “CORRIGE” e digitar novamente. Se as informações estiverem corretas, o eleitor deve apertar a tecla verde “CONFIRMA” e só assim o voto é registrado.
(Matéria com informações de Agência Brasil)
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.