PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Black Friday na mira dos consumidores”, por Robinson Guedes

Já tradicional entre os brasileiros, a Black Friday é um momento em que boa parte da população tenta aproveitar ao máximo promoções e preços reduzidos para trocar eletrônicos antigos, comprar eletrodomésticos mais modernos e pegar itens que ainda faltam para a casa.

Um levantamento realizado pelo Google, divulgado no último dia 25, aponta que 60% dos brasileiros já estão realizando pesquisas de produtos pensando na Black Friday, que acontece em 25 de novembro. Os campeões de pesquisa são os games, sendo os consoles e os jogos, seguidos de celulares e televisores, com 80% das intenções de busca.

Os games lideram a lista por representarem uma forma de entretenimento que agrada a milhares de brasileiros, que buscam ter um console em casa para aproveitar momentos de lazer sozinho ou com a família. Já os celulares e TVs podem representar não um desejo de consumo, mas uma necessidade de atualização, já que boa parte da população possui aparelhos mais antigos. No caso dos celulares, ele pode ficar ultrapassado e não ajudar mais tanto o usuário, enquanto que as TVs ficaram para trás e muitas não conseguem comportar a exibição dos streamings, que são utilizados por milhares de brasileiros.

A pesquisa também contou com 500 entrevistados das classes A, B e C e apontou que a AirFryer é um desejo de consumo geral. Entre os respondentes da classe C, 49% desejam adquirir uma fritadeira elétrica, sendo que os outros itens mais desejados são micro-ondas, geladeira e fogão. Já entre os membros da classe A e B, a lista é composta pela airfryer, seguido de fogão, ar-condicionado e panela elétrica.

Há também uma grande expectativa de que a Black Friday impulsione a venda de produtos mais utilitários, como pratos, copos, etc., além de alimentos e bebidas, pois a data acontece em paralelo com a Copa do Mundo, momento em que muitas pessoas tendem a realizar pequenas reuniões com amigos e familiares para assistir as partidas.

Nesse contexto, os empreendedores possuem inúmeras chances de se provarem e começarem a criar uma boa lembrança de marca, para terem um bom fluxo de vendas quando a Black Friday chegar. Quem atua no meio de eletroeletrônicos, é fundamental começar a apresentar a variedade de produtos que possui, opções de marcas e modelos, como forma de conquistar atenção do público e uma possível venda quando a data chegar.

Investir em um bom marketing nas semanas que antecedem a Black Friday e fazer “esquentas” com promoções especiais em determinados itens também é uma ótima maneira de preparar o terreno para o dia das promoções. É fundamental lembrar que esse é um período importantíssimo, pois abre a temporada de compras de fim de ano, momento em que as lojas têm um aumento exponencial de vendas. Fazer um bom caixa na Black Friday garante que haverá recursos para investir em mais produtos, contratação de funcionários, entre outras necessidades, para que o estabelecimento tenha uma boa performance no período de festas.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)