PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

‘Equipamentos misteriosos’ instalados pela Prefeitura em diversos pontos de Mogi das Cruzes deve reforçar segurança na cidade

Após dias de curiosidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou que os totens implantados em diversas regiões do município, são destinados para segurança. Segundo a administração municipal, os aparelhos têm estrutura para monitoramento e contato da população com a Guarda Municipal e devem estar em operação até o final de janeiro.

O totem possui uma câmera de monitoramento, com alcance de 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas. As imagens serão interligadas com a Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança. O equipamento também possui um interfone conectado diretamente com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), em que os moradores poderão contactar a Guarda Municipal (GCM) em caso de urgências e emergências. O investimento é de R$ 1,3 milhão até o final do ano.

“O investimento na melhoria da segurança da população é uma prioridade para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, com a utilização de tecnologia voltada à inteligência. São ações complementares ao trabalho ostensivo do Governo do Estado. Os totens permitem o monitoramento em tempo real dos locais, ao mesmo tempo, em que facilitam o contato da população com a Guarda Municipal”, informou Caio Cunha.

Os totens estão sendo instalados em 10 pontos do município, definidos por meio de levantamentos e estatísticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança, em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil. Além da Praça da Jaca, também estão recebendo os equipamentos o Parque Botyra Camorim Gatti, o Largo do Rosário, as regiões das Estações Mogi das Cruzes e Jundiapeba da CPTM, a Praça Norival Tavares, a Rua Doutor Deodato Wertheimer em Braz Cubas, a Praça da Liberdade, o Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e o distrito de Sabaúna.

Além dos totens que já estão sendo instalados, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem a previsão de implantação de outros 30 equipamentos semelhantes que ficarão em escolas municipais. A definição dos locais também foi feita após estudos, que mapearam os pontos com maior necessidade de reforço na segurança.

Investimentos

A Prefeitura vem realizando uma série de ações e investimentos para a melhoria da segurança pública do município. O trabalho compreende as ações de patrulhamento da Guarda Municipal, que atua de forma complementar às forças policiais do Governo do Estado, que possuem responsabilidade primária sobre a segurança pública. As atribuições da corporação municipal também compreendem o monitoramento com câmeras da Ciemp, além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

No ano passado, a Prefeitura contratou 32 novos guardas municipais, que estão em período de treinamento. A administração municipal também vem investindo na valorização e capacitação da corporação, dentro do trabalho voltado à segurança pública no município. As ações compreendem atividades teóricas e práticas, inclusive em parceria com a Polícia Civil e corporações de outros municípios. Entre os temas abordados estão treinamentos sobre utilização de armamentos, operações especiais, rondas ostensivas, legislação ambiental, entre outros.

A tecnologia é outra prioridade da administração municipal para melhoria da segurança da população. No início de setembro, foi entregue a nova Central de Monitoramento de Mobilidade Urbana e Segurança, que trabalha em apoio à segurança pública, por meio das câmeras e da tecnologia de leitura de placas (LAP) dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que está conectada ao sistema Detecta.

A Secretaria Municipal de Segurança também está providenciando a aquisição de novas câmeras de monitoramento, mais modernas, que irão substituir equipamentos mais antigos.

A população também pode auxiliar os trabalhos das forças de segurança pública com denúncias pelos telefones 190, da Polícia Militar, e 153, da Guarda Municipal. O atendimento é feito 24 horas.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.