PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Marcola é transferido de presídio de Rondônia para Brasília

Um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), o detento Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, foi transferido nesta quarta-feira (25) da penitenciária federal de Porto Velho, em Rondônia, para a penitenciária federal de Brasília. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

O motivo da mudança de prisão, segundo revelou o próprio ministro, seria a existência de um suposto plano de fuga de Marcola da unidade. A operação de transferência foi coordenada pela Secretaria de Políticas Penais do Ministério da Justiça e realizada durante a tarde, sob forte esquema de segurança.

“A transferência foi feita de um presídio federal para outro, exatamente visando prevenir um suposto plano de fuga ou resgate desse preso. Portanto, essa operação se fez necessária para garantir a segurança da sociedade”, afirmou Dino em uma entrevista a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo ele, o preso já está na capital federal.

Marcola havia sido transferido para Rondônia em março do ano passado. Ele havia saído exatamente da penitenciária federal em Brasília. Na época, a remoção foi um pedido do governador do DF Ibaneis Rocha, atualmente afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), após os atos golpistas de 8 de janeiro, na capital federal. 

O líder do PCC já havia passado pela penitenciária federal de Porto Velho em 2019. Marcola acumula condenações que somam mais de 300 anos. 

Decisão desagrada o governo do Distrito Federal

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, disse que a decisão de transferir Marcola novamente para a região não agrada o governo. Ainda assim, ela disse que a administração já pondera maneiras de fazer com que o tempo dele seja reduzido.

A mandatária também disse que conversou com o interventor Ricardo Cappelli e afirmou que confia que o novo secretário de Segurança, Sandro Avelar, também fará toda a gestão para que não haja instabilidade no sistema prisional por conta da transferência.

(com informações do jornal Correio Braziliense e de Agência Brasil)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario