Um jovem, de 25 anos, denunciou à polícia que foi vítima de racismo na praça de alimentação do shopping de Mogi das Cruzes. O caso aconteceu na última sexta-feira (27), por volta das 21h30.
Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O), o produtor artístico Guilherme Augusto Morais do Vale estava acompanhado de alguns amigos no local quando um grupo de aproximadamente dez pessoas, que estavam sentados ao lado de sua mesa, começaram a ofendê-lo, utilizando termos de “negrinho e vesgo”. Assustado com a situação, a vítima pediu para seus conhecidos que fossem embora.
Guilherme contou ao portal HojeDiario.com que no momento em que foi descartar sua bandeja para ir embora, o grupo teria se aproximado dele. No entanto, um segurança do shopping e um bombeiro civil, vendo a situação, também se aproximaram, mas não questionaram nada.
Últimas Notícias
- Mogi Shopping inaugura decoração de Natal e recebe Papai Noel neste domingo (24), em Mogi das Cruzes
- Campanha Natal Premiado da Associação Comercial de Mogi das Cruzes sorteará moto, notebook e celular
- Relíquias de São Vicente de Paulo chegam a Mogi das Cruzes com programação especial na Igreja do Carmo, nesta terça (19)
Ainda segundo o Boletim de Ocorrência (B.O), o jovem então se dirigiu a um ponto de transporte por aplicativo dentro do centro de compras e, novamente, encontrou o grupo. Em seguida, ele voltou em direção à área interna do shopping e disse que o segurança só permitiu que ele entrasse no local após explicar que tinha acabado de sofrer racismo.
Guilherme relatou ainda que comunicou à administração do shopping via e-mail, após seu advogado orientá-lo a solicitar imagens de câmeras de monitoramento para que os suspeitos fossem identificados. No entanto, segundo o boletim de ocorrência, o shopping disse que somente poderia ceder gravações mediante autorização judicial.
“Me senti extremamente constrangido, porque nunca pensei em passar por isso e ainda mais com meus amigos vindo de São Paulo. Foram dois pesos, né? O peso de sofrer o ato racista e também do segurança e o bombeiro que presenciaram o ato e não fizeram absolutamente nada. Me senti extremamente impotente e desprotegido”, lamentou.
O caso foi registrado como injúria racial no 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes. O grupo de pessoas suspeito de insultar Guilherme não foi identificado.
Em nota, o Mogi Shopping informou que “Não foi notificado judicialmente sobre o caso e não podemos divulgar qualquer informação referente às reclamações registradas via SAC devido à LGPD. Ressaltamos que o Mogi Shopping não compactua com nenhuma forma de preconceito ou discriminação”.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario