O que é administrar uma cidade de forma efetiva? Entre várias respostas, todas direcionam a um mesmo ponto: garantir a plenitude e o avanço geral do espaço físico do município e garantir o bem-estar de sua população.
Não apenas neste, mas em todos os outros momentos, devemos prezar pelo bem-estar geral, aplicando uma política de igualdade de condições e boa vizinhança, visando uma cidade mais gentil e sustentável.
Últimas Notícias
Para que esse conceito seja bem aplicado, o respeito é fundamental entre todas as partes de forma que não existam ruídos entre traçar objetivos e atingir metas. Tenham em vista que aqui não estamos falando de empresas, mas conferir o funcionamento adequado de uma cidade toma bases similares.
Por exemplo, trazendo aqui de forma simplificada, uma indústria de grande porte tem vários setores diferentes, passando pela parte de planejamento, seguida pela produção, que encaminha um produto à logística para eventual venda, sendo que, no processo, uma equipe de marketing também avalia constantemente as melhores formas de obter clientes/consumidores. A partir disso, o resultado dessas relações leva o todo ao sucesso. Isso em uma empresa, mas e na cidade?
Bom, em um município, o trabalho é também dividido em setores, porém, na maioria das vezes, os processos são simultâneos. Vou trazer esse exemplo para o seu dia a dia: ao acordar, sabendo das várias demandas e funções da sua vida, você precisa começar o dia bem. Então, para funcionar direito, você precisa tomar café pela manhã (comércio), pegar seu carro (manutenção e zeladoria), andar pela cidade (trânsito, pavimentação e obras) e chegar ao seu trabalho (geração de emprego e renda). Só aqui, já temos a atuação direta de uns cinco setores, por baixo, isso considerando apenas uma hora do dia.
Todos esses grupos precisam de condições adequadas, muitas vezes possíveis graças à atuação do poder público. Desde uma via adequada para transportes, passando pela geração de emprego com a chegada de indústrias, são muitos fatores nos quais a administração pública pode (e deve) atuar pensando no melhor para seu público: os moradores.
E é com esse mote que temos buscado trabalhar em Suzano. Desde a concepção do que podemos melhorar (planejamento) até às intervenções necessárias (execução), sempre buscando tornar a cidade mais sustentável, descentralizando serviços, acolhendo demandas antigas e projetando um futuro melhor. Por meio do planejamento e da execução, Suzano continuará crescendo e se tornando uma das principais cidades do Estado e do País.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)