PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“O mundo cão da internet”, por Padre Claudio Taciano

Queridos amigos! É inegável e claro a importância e a necessidade da internet. O mundo virtual, hoje, é uma realidade. Com raríssimas exceções, estamos conectados globalmente. Podemos ajudar ou atrapalhar a vida de muitos, sem estarmos necessariamente juntos.

As diversas realidades e as diferentes culturas estão conversando, virtualmente, entre si. A mútua influência vai se digladiando e se misturando. O que antes era algo intocável e inquestionável para àquela realidade cultural ou para àquela religião, passa a ser questionada pelo “outros” de “fora”.

A facilidade, a rapidez e o acesso amplo e irrestrito a diversos conteúdos e o alcance na comunicação em massa, favorecem a informação e o conhecimento. Sem descartar ou diminuir o papel da escola e do educador, hoje há meninos e meninas, autodidatas (ainda que seja um pequeno grupo), da geração internet, que exploram e usufruem deste caminho virtual, com excelente conhecimento e aptidão, que põem muitos acadêmicos no chinelo.

Ao nível social, a internet também tornou alguns anônimos, celebridades. Isso mostra o seu potencial construtivo e destrutivo. Em sentido negativo, alguém pode intencionalmente, pela internet em grande escala, propagar a mentira como verdade. E quando se usa a ofensa como escrita para defender o seu ponto de vista. Erroneamente, há quem pense que a internet é terra sem lei. Neste sentido, é preciso ter sempre cuidado e atenção.

A comunicação em massa, que antes era algo exclusivo do rádio, dos jornais, das revistas e da tv, hoje se popularizou. Dependendo do que se posta, em pouco tempo, o conteúdo pode alcançar milhares de pessoas, a internet deu voz e vez a muitos. A grandeza deste fenômeno virtual, está mudando costumes, comportamentos, pensamentos e atitudes. Muitas outras mudanças e facilidades virão.

Essa vastidão e potência virtual, é um novo mundo. Lá na frente, perceberemos com mais clareza o que foi positivo e negativo, neste processo. Enquanto esse futuro não chega, penso que podemos explorar, este novo mundo virtual, para ajudar, para ensinar, para aprender, para rezar, etc. Tudo é favorável, ao ter uma boa intenção unida a um adequado discernimento.

A internet se tornou, para alguns de nós, a família, o psicólogo, o amigo e o professor. Precisamos utilizar esta ferramenta para chegar aos corações, desarmar más intenções e zelar uns pelos outros. O bem cabe em qualquer lugar e situações. Deus nos abençoe!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)