PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“A ciência financeira por trás do seu combustível”, por Robinson Guedes

O “preço da gasolina”, ou o “preço do álcool” são termos que já assustam só de ouvir, em especial para os motoristas que precisam abastecer seus veículos com maior frequência. Um tópico de fundamental importância neste tema é a oscilação de preços, aspecto natural do mercado mas que, por muitas vezes, confunde motoristas por uma série de variáveis. Hoje, vamos falar disso.

De início, o aspecto a ter em mente é o mais conhecido, a taxação e os impostos no que envolve a logística de manter um posto de abastecimento ativo. Nesse contexto, inclua despesas regulares, manutenções, transporte de substâncias e outros – sem contar na própria valia das diferentes espécies de substâncias que os proprietários pretendem disponibilizar.

Mas disso, você já sabia, certo? Mas se os procedimentos são similares, o que explica as oscilações de local para local?

Os combustíveis, assim como qualquer outro bem no modelo capitalista, são produtos. Portanto, o valor cobrado por este pode variar diante de uma série de condições que afetam qualquer negócio, como o local de venda, por exemplo. Tendo isso em vista, um posto localizado em uma área central terá preços mais elevados em relação a uma zona periférica.

Esse fator condiciona uma dica vital para que você evite custos a mais de forma desnecessária. Hoje, graças ao dinamismo da internet, é possível verificar valores e comparar tabelas de preços a fim de encontrar valores mais acessíveis sem mesmo sair de sua “região”, como no caso acima descrito.

Considerando estes fatores, muitos podem questionar se a oscilação de preços não indica que o combustível menos caro está adulterado ou se é de má qualidade. A preocupação é mais que válida, pois há muitos casos em que o tipo de gasolina (comum ou aditivada), diesel ou etanol pode ser maléfico ao funcionamento do veículo; mas o preço não significa necessariamente que o abastecimento está sendo feito com uma substância irregular.

A partir dessas informações, tenha em mente que você não deve desconfiar da oscilação de preços, mas sim, de um valor excessivamente baixo em uma região com outros postos praticando valores próximos.

Dentro disso, lembre-se de escolher a mistura baseado em seu tipo de carro e em um estabelecimento de confiança, pois evitar gastos na hora de abastecer sem analisar o conteúdo, pode lhe forçar a gastar ainda mais com a manutenção do motor de seu veículo.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)