PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Informação x Conhecimento”, por Luci Bonini

É chegada a hora de separar o joio do trigo!

Quantas vezes vocês já ouviram essa frase. São inúmeras situações em que ela ocorre, mas nesse texto específico, o sentido que quero dar é com relação à informação.

Atualmente no nível em nos encontramos, a tecnologia é responsável por uma confluência de informações, as quais, nem sempre partem de fontes fidedignas por 3 razões:

  • Muitas pessoas produzem conteúdos informacionais a fim de obter poder, seja ele material ou não;
  • Muitas outras têm seus filtros embaçados por crenças limitantes e ideias distorcidas da realidade e, por isso, acabam tendo boa vontade, mas perdem-se em seus devaneios, no mau uso da linguagem e na falta de clareza de raciocínio, e finalmente
  • A linguagem verbal: oral e escrita, ainda que com o auxílio de muitos recursos visuais e sonoros tem muitos enganos.

É com cautela que escrevo este texto, justamente para que não haja interpretação errônea, muito embora isso sempre vai ocorrer.

Busquem compreender o seguinte processo: existem 3 passos fundamentais quando processos o autoconhecimento: há o dado, a informação e o conhecimento. Quanto mais vocês praticam, mais dados serão coletados, a combinação desses dados é o que chamamos de informação e o conhecimento vem de como utilizamos a informação para nosso crescimento e consequentemente nosso autoconhecimento.

Há um oceano de informações a sua volta, há um oceano maior ainda de conhecimento produzido com informações que, há milênios, existem nos diferentes planos multidimensionais e cada um faz dessas informações seu próprio conhecimento, suas próprias combinações, com o repertório que possui.

Lembrem-se, o homem é como um ser histórico, os dados e a informação dependem dos diferentes momentos históricos que determinam crenças, valores e consequentemente a linguagem.

Tenham cautela!

A prática é o melhor caminho para a coleta de dados e a criação do seu banco de informações para seu autoconhecimento!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião de HojeDiario.com)