Prefeitura de Suzano realiza busca ativa para vacinar população contra diversas doenças; Mais de 2,7 mil pessoas já foram atendidas

A Prefeitura de Suzano tem realizado trabalho de busca ativa para vacinação contra diversas doenças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa começou em 04 de março e chegou até o Jardim Imperador neste último sábado (20). Até agora, as equipes já visitaram 2.742 residências e seguirão com a imunização casa a casa até 3 de junho.

O serviço visa oferecer proteção contra doenças como o novo coronavírus (Covid-19), poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite, pneumonia e febre amarela, conferindo orientação e aplicações gratuitas de doses pendentes. O efetivo conta com 20 profissionais, além do apoio de um carro de som para divulgar a ação aos residentes das regiões visitadas.

Até agora, já foram contemplados moradores dos bairros Jardim Monte Cristo, Jardim Margareth, Rio Abaixo, Caulim e Residencial Nova América. As visitas a essas localidades já garantiram a verificação de 4.197 cadernetas de vacinação, com aplicação de 876 doses em 690 munícipes.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Landim, avaliou de forma positiva os números que têm sido alcançados, com a estratégia de facilitar a disponibilidade da vacina aos suzanenses.

“O resultado é satisfatório, pois temos que pensar que essas quase 700 pessoas poderiam deixar de se vacinar por desinformação ou mesmo dificuldades de ir até uma unidade de saúde”, pontuou Landim.

A diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin, ressaltou que a busca ativa, além de aumentar a imunização da população, garante um atendimento mais próximo e acolhedor aos munícipes.

“A ação não está voltada somente à aplicação das vacinas, mas também levamos conscientização quanto às fake news e reafirmamos a importância da imunização para a prevenção de doenças imunopreviníveis. Os dados levantados ainda nos trazem um panorama de como está a situação vacinal em Suzano, embasando estudos para novas ações voltadas para a ampliação da cobertura vacinal”, reforça a diretora.

Já o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, disse que as variadas ações que  a pasta promove têm o objetivo de proteger a população, independentemente do local onde ocorre a imunização.

“Essa ação tem um caráter muito especial, pois é mais um indicador importante do compromisso da administração pública para com os munícipes de nossa cidade. Nós sabemos que é fundamental oferecer as condições necessárias para que seja realizada a imunização com as vacinas que estão disponíveis, seja nas próprias unidades de saúde ou mesmo nas residências das pessoas”, declarou Ishi.