PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Receita Federal emite alerta sobre golpe envolvendo cobrança do Imposto de Renda

Receita Federal fez, nesta segunda-feira (29), um alerta a população sobre um novo golpe que está em circulação e utiliza indevidamente o nome da Instituição numa tentativa de fraude. O crime ficou ainda mais presente uma vez que o prazo para declarar o Imposto de Renda se encerra nesta quarta-feira (31).

Os golpistas informam, por e-mail, às possíveis vítimas que foram identificados erros em suas declarações e que é necessário corrigi-los até a data limite de 31 de maio. Eles, então, disponibilizam link, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo pdf. No assunto da mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como “contribuintes”, termos utilizados pelo Órgão em sua comunicação.

“Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis à gente mal-intencionada”, alerta a Receita.

Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas.

A Receita Federal ressaltou ainda em seu alerta que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. 

Por isso, a instituição passou algumas orientações para que os contribuintes não caiam no golpe:

  • Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda;
  • Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo;
  • Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  • Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.

Como saber se há erros na declaração?

Quando a Declaração de Imposto de Renda é enviada, ela passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal, onde são verificadas as informações que você enviou e elas são comparadas com informações fornecidas por outras entidades (terceiros), que também tem que prestar informações à Receita: empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.

Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas pelo contribuinte em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou “malha fina” como é popularmente conhecida).

Em nenhum momento, o cidadão receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver em Malha Fiscal.

Para saber se a Declaração está em malha, é necessário acessar o e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index/11), selecionar a Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF” e na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá será possível ver se a declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.

Se a declaração está em malha por causa de algum erro no preenchimento ou por falta de informações, é possível realizar uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação.