Em uma pesquisa rápida no Google Trends – página de estatísticas do Google –, é possível verificar que, no início de fevereiro/2020, o termo “home office” disparou no interesse dos brasileiros.
E o que acontecia nessa época?
Últimas Notícias
A chegada da Covid-19 no Brasil.
Com as adaptações nas jornadas de trabalho, muita gente – entre trabalhadores e empresários – foi pega de surpresa com uma expressão em inglês e uma rotina nova, conciliando trabalho e casa em um mesmo espaço.
Mas três anos após a chegada em peso do home office no Brasil, várias empresas ainda se perguntam se a modalidade vale a pena.
Essa é a sua dúvida? Então vem comigo e confira se vale a pena aplicar essa modalidade (ou não) na sua empresa.
Na prática, o que é o home office?
Em tradução literal, é “escritório em casa”. Logo, é uma modalidade de trabalho em que o(a) trabalhador(a) pode exercer a sua função para uma empresa, porém sem precisar sair de sua casa.
Pode ser chamado também de “teletrabalho” (conforme está na CLT) ou “trabalho remoto” e, em teoria, os resultados devem ser entregues da mesma forma que no trabalho presencial (dentro do escritório).
O home office funciona para qualquer empresa?
A resposta é: depende.
Algumas atividades, como recepcionista, são impossíveis de serem feitas “de casa”. Por outro lado, atividades que dependem de computadores são facilmente exercidas no regime home office.
O que pode interferir mais no sucesso ou não do home office é a chamada “cultura da empresa”.
Apesar do nome aparentemente “gourmet”, é imprescindível que qualquer negócio tenha métodos definidos, procedimentos, manuais… Isto é, seja uma empresa internamente profissional.
Caso contrário, as chances do home office se tornar algo bagunçado e ineficaz são gigantes.
Existem cargos que se adaptam melhor ao home office?
Como comentei acima, o home office funciona bem para cargos que utilizam computadores. Ou seja, funções administrativas, jurídicas, contábeis, entre outras podem facilmente serem adaptadas para casa.
Porém, é fundamental que os funcionários exerçam suas funções com comprometimento e tenham responsabilidade quanto aos prazos que precisam cumprir.
E para isso, a empresa, por meio de seus líderes, precisa atuar com respeito, autonomia e reconhecimento.
Mas isso é tema para outro texto, rs.
A empresa pode ter cargos em regimes mistos (home office e presencial)?
Com certeza! Isso, inclusive, pode auxiliar o negócio a economizar, considerando uma redução nos gastos com água e luz, por exemplo.
Outra situação que as empresas podem proporcionar é que o(a) funcionário(a) escolha o local no qual prefere trabalhar.
Isso porque alguns profissionais não conseguem se adaptar ao home office – seja por parentes no mesmo local, estilo de trabalho ou distrações.
O que é indispensável para o home office funcionar bem?
Quando dizem que o home office chegou “chutando a porta” não é mentira.
Contudo, há um ponto – doloroso, porém positivo – que foi escancarado: empresas que funcionam de maneira “informal”, sem treinamento de funcionários ou com desrespeito às leis trabalhistas, têm uma dificuldade infinitamente superior à de negócios já profissionalizados, quando o assunto é fazer o home office funcionar.
Então, caso a sua empresa esteja considerando implementar o home office ou isso já faça parte, porém precisa de melhorias, realize algumas reflexões, como:
- O sistema virtual da empresa funciona bem ou precisa de atualizações?
- Meus funcionários são bem tratados e têm seus direitos respeitados?
- Tenho algum caso de assédio moral acontecendo ou prestes a acontecer? (espero que a resposta seja não)
- Conseguirei prover equipamentos adequados para os funcionários trabalharem?
- Tenho dúvidas concretas sobre o home office ou é apenas a crença de que as pessoas podem “não render” por estarem em casa?
E caso você tenha muitas dúvidas, compensa contratar um profissional especialista na área trabalhista para analisar o funcionamento atual do seu negócio e como o home office pode funcionar.
E aí, você tem alguma dúvida que gostaria de ver respondida aqui na coluna?
Envie uma mensagem no meu Instagram ou um e-mail para [email protected], e eu terei todo o prazer em responder.
Aproveite e conheça meu trabalho em www.rebekaassis.com.br.
Bom trabalho e até semana que vem!
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)