A Prefeitura de Suzano inaugurou, ao lado Suzano Shopping e em parceria com o centro de compras, o Complexo Katuya Ashiuchi e o Terminal de Transporte Complementar Vereador Antônio Valdemar Galo, na manhã deste sábado (24).
O espaço homenageia o pai do prefeito Rodrigo Ashiuchi e o pai do secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano, Claudinei Galo.
O espaço abriga o futuro prédio do Poupatempo da cidade e uma praça que será ligada ao shopping, tudo isso localizado ao lado do terminal que servirá como referencial para a equipe de vans do transporte complementar do município.
Segundo o prefeito, o espaço é a primeira das entregas que resultarão em uma série de benefícios para Suzano. Entre eles, a chegada de uma das mais modernas unidades do Poupatempo no estado de São Paulo.
O mandatário ainda ressaltou o desenvolvimento da região com o prolongamento da rua Sete de Setembro, que também será totalmente recapeada. A mesma região também recebe as obras do futuro Hospital Federal e contará com uma nova unidade da rede de supermercados Shibata.
Últimas Notícias
A cerimônia foi marcada por emoção, com a presença de diversos familiares dos homenageados. Katuya Ashiuchi foi representado por sua esposa, Célia Ashiuchi, sua filha, Érika Ashiuchi, seus irmãos, incluindo Nelson, Shiro e Olga Ashiuchi, além de seus sobrinhos, Helon Ashiuchi, Leise Ashiuchi, Mari Takasu, Gabriel Takasu, Nicolas Takasu, Aleksandra Hisaye Takasu.
Representando Antônio Valdemar Galo, seu irmão, João Galo, seu filho, Cleber Galo, suas noras Renata, Luzia e Zilda Galo, suas netas Mariana e Rúbia Galo, e seu neto, também nomeado Antônio Galo, marcaram presença no evento.
Em sua fala, a viúva do Katuya, Célia Ashiuchi se mostrou emocionada com a homenagem.
“Meu marido batia ponto no comércio de toda a Glicério. Conversava com todo mundo. Ajudou o Bunkyo, do qual ele se orgulhava de fazer parte. Me deu uma família maravilhosa e cuidou de nós como podia. Foi educador, pai, na essência da palavra e nunca nos deixou faltar nada. Juntos formamos a família Ashiuchi. Essa homenagem eterniza o nome do meu marido. Ele deixou um legado que nossa família jamais deixará cair”, disse.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi disse que, de todas as entregas já realizadas em seu mandato, essa é a mais especial.
“Como prefeito eu estou muito feliz em homenagear a minha família e a família do Galo, uma família tradicional e que tem história na cidade. Eu tive a oportunidade de fazer mais de uma centena de entregas na cidade, mas hoje é um dia mais que especial por eu poder realizar essa homenagem ao meu pai, a primeira pessoa que esteve comigo no sonho de ser prefeito de Suzano. Então, estou muito feliz, não consigo descrever o sentimento”, destacou.
O prefeito ainda disse que o nome do Terminal é uma forma de honrar o nome da família Galo, de uma forma que ainda não havia sido feita na cidade.
“Eu tenho muita honra de ter o nome do meu pai eternizado ao lado do nome do pai de vocês. Valdemar Galo já foi homenageado nomeando uma escola estadual, mas ainda faltava o reconhecimento público municipal perante o pai de vocês. E hoje no terminal será eternizado o nome de Antônio Valdemar Galo”, afirma.
Emocionado, Galo ressaltou que o terminal é um sinal de avanço na mobilidade urbana de Suzano.
“Esse terminal é um grande progresso. Teremos um fluxo muito melhor, inclusive na Armando Salles, onde era o ponto final. Isso representa o progresso de Suzano. Falar do homenageado é muito difícil. São já 38 anos que se foi. Mas ele foi uma pessoa que tinha o temor a Deus e o amor ao próximo. Minha palavra é gratidão Rodrigo Ashiuchi, por essa homenagem”, disse.
Homenageados
Katuya Ashiuchi foi empresário, técnico em eletrotécnica e matemático por formação. Dedicou parte da sua vida como responsável pela área de energia no Alto Tietê. Foi sócio na extinta politécnica de Suzano. Foi ativo no Bunkyo da cidade e tornou-se sócio do Colégio Lumbini, onde foi diretor financeiro da escola, até o final de sua carreira. Ele faleceu em fevereiro deste ano.
Já Antônio Valdemar Galo chegou em Suzano em 1959, morando na Vila Amorim. Rapidamente, iniciou sua carreira política na cidade, sendo ativista pela educação de qualidade às crianças. Em 1976, se tornou vereador pela primeira vez, permanecendo lá até 1982. Entre 1983 e 1984, foi presidente da Câmara de Suzano, até que seu mandato foi interrompido por sua morte.
Veja imagens do local