PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Um novo Cata-Treco no seu bairro”, por Alex Santos

Vamos falar da Operação Cata-Treco? Este é um serviço oferecido em Suzano para o recolhimento de materiais inservíveis das residências e das ruas do município, sendo uma ação de grande valia para a manutenção da nossa cidade. Contudo, essa iniciativa encabeçada pela Secretaria Municipal de Governo passará a atender de uma forma um pouco diferente. E é disso que vamos tratar hoje!

Anteriormente, o Cata-Treco previa atendimentos mediante um cronograma semanal, com rotinas pré-determinadas por meio de sugestões de populares. Contudo, a partir desta semana, estamos operando de forma paralela, com um sistema de agendamento sob demanda, o que garantirá mais agilidade e facilidade aos nossos trabalhos.

Agora, os munícipes interessados em contar com o serviço do Cata-Treco poderão entrar em contato conosco pelo WhatsApp oficial do projeto, disponível no número (11) 9.4555-3867, bastando informar o endereço de onde o material será retirado, o nome completo do requerente, um telefone para contato e uma foto dos itens a serem removidos. Assim, uma das nossas equipes fará o recolhimento dos inservíveis no ponto em questão, no período de até cinco dias.

Este modelo específico é inédito para o nosso projeto, sendo um avanço importante para que possamos potencializar este serviço na cidade. Contudo, vale lembrar que seguiremos com os cronogramas sistemáticos nas ruas, permitindo o recolhimento de inservíveis sem que um pedido direto seja feito.

A exemplo, no primeiro ciclo deste formato piloto, estamos com um caminhão percorrendo algumas das áreas mais populosas da faixa central de Suzano, incluindo as zonas dos bairros Jardim Colorado, Vila Urupês, Vila Amorim e Jardim Natal. Em breve, nossas equipes estarão percorrendo as regiões norte e sul, garantindo assim um modelo híbrido em relação ao que vínhamos aplicando nos últimos meses.

Incrementar o modelo de atendimento do Cata-Treco é vital, pois os efeitos negativos do descarte irregular podem ser sentidos por muito tempo. Alguns materiais levam anos para se decompor, podendo entupir bueiros e valas de drenagem, o que nos motiva a providenciar o destino correto aos inservíveis. Para isso, transportamos os materiais recolhidos e os direcionamos aos cuidados adequados por parte das equipes da centrais de triagem e dos ecopontos da cidade, sendo esse um trabalho integrado com as secretarias de Meio Ambiente e de Manutenção e Serviços Urbanos, lideradas pelos competentes André Chiang e Samuel Oliveira, respectivamente.

Para tanto, é importante lembrar que este não é um trabalho de mão única, pois contamos com o apoio dos munícipes para evitar o descarte irregular e garantir uma melhoria substancial na paisagem e no meio ambiente. Por isso, sempre pedimos aos suzanenses que separem os materiais de forma adequada e colaborem conosco no momento do recolhimento, pois o trabalho do poder público só pode funcionar de forma plena quando feito junto da população.

Como sempre digo, nosso objetivo é incentivar o bem-estar dos cidadãos por meio de práticas comuns, e a reformulação do Cata-Treco significa trazer mais um avanço da gestão Rodrigo Ashiuchi rumo a uma cidade ainda mais bela e sustentável.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)