Os municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano têm disponibilizado imunizantes de forma gratuita para cães e gatos. As ações são pontuais de oferta da vacina em datas e bairros predefinidos. A vacina antirrábica é indicada para prevenir a raiva, uma doença de animais que pode afetar os seres humanos, e provoca a inflamação do cérebro, que geralmente leva a pessoa à morte.
Segundo o levantamento realizado pelo portal de notícias G1 com as prefeituras da região, não há campanha de vacinação nestas cidades, mas ações pontuais, como em Poá, ou em locais específicos sob livre demanda, como o Núcleo de Bom Estar Animal, em Mogi das Cruzes.
Últimas Notícias
- Após desentendimento, pedreiro leva facada do dono da casa onde trabalhava em Arujá
- Pedágios ficam mais caros a partir de 1º de julho na rodovia Ayrton Senna e no Rodoanel, em Itaquaquecetuba, Guararema e Arujá; veja detalhes
- Grande operação da Polícia em Suzano, Mogi das Cruzes e região mobiliza mil policiais e resulta em prisões, apreensão de drogas e descoberta de desmanche clandestino de veículos
A Prefeitura de Santa Isabel informou que as doses disponíveis na cidade são apenas para vacinação de cães e gatos admitidos no canil municipal; vacinação de bloqueio de casos em que gatos ou cães entram em contato com morcego; e vacinação de bloqueio em região onde encontramos morcegos positivos para raiva.
Em Itaquaquecetuba, a Prefeitura disse que a vacinação ocorre em regiões com potenciais casos, que não é o caso da cidade. Portanto, o imunizante não é indicado no município pelo governo do Estado.
Veja como vacinar seu cão ou gato em cada cidade:
Arujá
A Prefeitura de Arujá informou que existe um ponto fixo de vacinação antirrábica de cães e gatos, atendendo a população da cidade durante todo o ano.
Local: Canil Municipal, localizado na avenida Londres, número 350, no bairro Portão, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 15 horas.
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou ao G1 que o município não realiza campanha e sim ações regulares de vacinação em eventos como “Prefeitura no meu Bairro” ou “Ações da Divisão de Controle de Zoonoses” durante todo o ano. Para vacinar os pets, não é exigido nenhum documento. Basta comparecer ao posto de vacinação programado e divulgado previamente nas mídias sociais da Prefeitura.
Guararema
A Prefeitura de Guararema informou que a Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo – CIB/SP, em sua 318ª reunião ordinária realizada em 09/12/2021 aprova a manutenção da vacinação antirrábica de cães e gatos em estratégia de rotina, vacinação de cães e gatos contactantes de morcegos e bloqueio de foco (quando for o caso) e a suspensão das campanhas anuais de vacinação a partir de 2022. As doses são liberadas pelo Instituto Pasteus, que se baseia na média de vacinação de rotina. Os tutores dos pets devem realizar o agendamento para vacinação pelo site do Programa Bora ser Feliz e não há obrigatoriedade de apresentação de documento para vacinação. Caso o animal possua a carteirinha de vacinação, a mesma poderá ser apresentada no momento.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que não há previsão de uma campanha de vacinação antirrábica na cidade. Segundo o levantamento, por conta da vacinação ocorrer em regiões com potenciais casos, o município não é indicado no pelo Governo do Estado.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que mantém a vacinação antirrábica de rotina em dois pontos fixos de aplicação, um no Centro de Controle de Zoonoses (rua Julio Mobaid, sem número, no bairro Vila São Francisco) e outro no Núcleo de Bem Estar Animal (Estrada de Santa Catarina, número 2540, no bairro César de Souza). Para vacinar seu pet, o tutor deve apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço de Mogi das Cruzes.
Poá
A Prefeitura de Poá informou que a ação de vacinação antirrábica é realizada o ano inteiro em diversos bairros da cidade.
Santa Isabel
A Prefeitura de Santa Isabel informou que não haverá campanha de vacinação, como: vacinação de cães e gatos admitidos no canil municipal; vacinação de bloqueio de casos em que gatos ou cães entram em contato com morcego; e vacinação de bloqueio em região onde são encontrados morcegos positivos para raiva.
(com informações do portal de notícias G1).