Os serviços de desassoreamento do lote quatro do rio Tietê, que inclui os trechos de Suzano a Poá, deverão ser iniciados nos próximos dois meses, segundo anúncio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
O anúncio foi feito durante uma reunião na sede do órgão em São Paulo nesta terça-feira (1º). O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, representou a Prefeitura de Suzano.
A superintendente do DAEE, Mara Ramos, confirmou que a licitação para definir a empresa responsável pelos serviços será realizada em 21 de agosto. A ordem de serviço deve ser emitida entre o final de setembro e o início de outubro.
O lote 4B, que engloba Suzano e Poá, possui um trecho de 14,9 quilômetros, sendo 13,2 quilômetros em Suzano. O investimento para os serviços dessa área será de R$ 53,5 milhões, prevendo a remoção de 325,3 mil metros cúbicos de resíduos.
Últimas Notícias
Suzano fará uma apresentação para o DAEE e representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) em outubro. Serão detalhados os esforços do município para combater o transbordamento de rios.
Até o primeiro semestre de 2023, 3.726 bueiros foram limpos, retirando 276,48 toneladas de resíduos. Além disso, foram limpos 41 quilômetros da rede de drenagem e 88 quilômetros de valas de drenagem e rios, resultando na remoção de 1.254 toneladas de resíduos.
As reuniões entre municípios do Condemat e o DAEE têm ocorrido desde março, após fortes chuvas no Alto Tietê. Entre as medidas anunciadas para minimizar o transbordamento do rio, está a compra de equipamentos hidráulicos para a Barragem da Penha.
A superintendência do DAEE revelou que a previsão de ordem de serviço para os próximos meses não só inclui o desassoreamento do lote quatro, mas também o lote três. Estes trechos abrangem as áreas da Barragem da Penha até Guarulhos (lote três) e de Guarulhos até Mogi das Cruzes (lote quatro). O financiamento para estes projetos virá do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).