O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) inaugurou uma Residência Terapêutica em Poá.
Esta é a quinta unidade da região e a segunda inaugurada este ano. O espaço tem capacidade para abrigar oito moradores e é destinado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais.
Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional 24 horas por dia e são encorajados a ter autonomia nas atividades cotidianas, de acordo com suas capacidades. A instalação da residência é parte do movimento de desinstitucionalização, que visa reintegrar na sociedade aqueles que passaram anos em hospitais psiquiátricos.
Últimas Notícias
- Prefeito de Poá, Saulo Souza, recebe deputado federal que vai destinar emenda de R$ 1 milhão para a Saúde da cidade
- Primeira-dama de Poá, Flávia Souza, encontra presidente do Fundo Social do Estado para discutir novas parcerias para o município
- Gestão Saulo Souza chega aos cem dias em Poá com redução na tarifa de ônibus, na zona azul e mutirões de saúde entre os destaques; confira
Além da unidade de Poá, existem outras em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba (inaugurada em março), Mogi das Cruzes e Suzano.
Durante a inauguração, as autoridades, incluindo a prefeita de Poá, Márcia Bin, e o presidente do CONDEMAT, Caio Cunha, tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da residência e seu funcionamento, que é apoiado pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Desde 2018, o Condemat mantém o Serviço de Residência Terapêutica na região, com a operação das unidades sendo realizada pelo Instituto Morgan. No total, 45 moradores são atendidos, vindos de diversas cidades do Alto Tietê.