O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) inaugurou uma Residência Terapêutica em Poá.
Esta é a quinta unidade da região e a segunda inaugurada este ano. O espaço tem capacidade para abrigar oito moradores e é destinado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais.
Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional 24 horas por dia e são encorajados a ter autonomia nas atividades cotidianas, de acordo com suas capacidades. A instalação da residência é parte do movimento de desinstitucionalização, que visa reintegrar na sociedade aqueles que passaram anos em hospitais psiquiátricos.
Últimas Notícias
- Homem com deficiência intelectual causa tumulto com faca em trem da linha 11-Coral da CPTM, em Poá, na tarde desta quinta-feira (03); passageira se feriu
- Tá chegando: Rock na Praça de Poá terá shows gratuitos entre os dias 12 e 13 de julho; veja a programação
- Nesta quinta-feira (03), Poá debate os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social em conferência municipal
Além da unidade de Poá, existem outras em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba (inaugurada em março), Mogi das Cruzes e Suzano.
Durante a inauguração, as autoridades, incluindo a prefeita de Poá, Márcia Bin, e o presidente do CONDEMAT, Caio Cunha, tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da residência e seu funcionamento, que é apoiado pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Desde 2018, o Condemat mantém o Serviço de Residência Terapêutica na região, com a operação das unidades sendo realizada pelo Instituto Morgan. No total, 45 moradores são atendidos, vindos de diversas cidades do Alto Tietê.