PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“A chegada do ‘Setembro Amarelo’ e a valorização da vida”, por Alex Santos

Meus amigos, na última semana demos início a mais uma tradicional campanha em prol da saúde mental e da prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”. A iniciativa envolve a conscientização e a “posvenção” dos casos, por meio de um trabalho orientativo que, em Suzano, é encabeçado pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS). 

A ação inicial aconteceu na última sexta-feira (01/09), no Cineteatro Wilma Bentivegna, com a promoção de palestras direcionadas aos servidores municipais para tratar da saúde mental no ambiente de trabalho. As orientações ministradas pela enfermeira e suicidologista Isabele Trindade abordaram sinais e pedidos velados de socorro, formas de apoio, fatores de risco e outros pontos em uma série de dinâmicas interativas junto aos participantes. 

A campanha seguirá ao longo do mês por meio de iniciativas diversas nas 24 unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade. Além do atendimento regular por parte dos psicólogos das unidades, cada equipamento estará promovendo dinâmicas pontuais, tendo como base suas demandas específicas e o público atendido. Contudo, o trabalho de conscientização e apoio não para por aí.

Durante o “Setembro Amarelo”, as equipes da Raps realizarão uma ampla variedade de ações em prol dos cuidados com a saúde mental. Por exemplo, no dia 11 (segunda-feira), a rede promoverá palestra aos alunos do Serviço Nacional da Indústria (Senai), ao passo que no dia 14 de setembro (quinta-feira), a rede de atenção promove o “3° Encontro da Rede Intersetorial de Prevenção e Posvenção do Suicídio” para discutir o manejo adequado das situações de crise de comportamento suicida no ambiente de trabalho.

Por fim, a partir das 13 horas do dia 21 (quinta-feira), ainda haverá uma reunião de jovens e profissionais da Saúde na praça Papa João XXIII, situada no bairro do Sesc, para o “1º Encontro pela Vida”, no qual a região receberá atividades esportivas e culturais diversas, incluindo uma oficina destinada à montagem de pipas amarelas que vão enfeitar o céu como verdadeiros sinais de amizade e esperança.

Desta forma, em nome dos secretários de Saúde e de Administração, Pedro Ishi e Cintia Lira, parabenizo as pastas por mais uma vez abraçarem esta importante campanha. Parabenizo também as psicólogas Dulce Ramos e Renata Pires, que coordenam a Raps e o NAS, respectivamente. Essas grandes profissionais representam todos aqueles que estão empenhados em promover instruções altamente qualificadas no tocante ao cuidado com o próximo e a si próprio. Afinal, para ajudar o outro, precisamos estar bem com nós mesmos.

Cada uma destas ações visa demonstrar que ninguém está sozinho, por mais difíceis que as situações e angústias do dia a dia possam parecer. O primeiro apoio no tocante à manutenção da saúde mental vem justamente das pessoas mais próximas no convívio direto, como amigos e familiares próximos.

Contudo, saiba que sempre há profissionais capacitados para lhe atender em Suzano. Além do já citado trabalho das UBSs, nosso município abriga quatro unidades do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), que é um equipamento voltado ao cuidado de transtornos mentais ou sofrimentos que ocasionem prejuízos à funcionalidade diária do indivíduo.

O trabalho para chamar atenção quanto à causa é importantíssimo, mas lembre-se que a atenção acerca da prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental deve ir além dos dias de setembro, pois escutar, acolher, apoiar e estar junto de quem está diante de um turbilhão de sentimentos pode fazer a diferença para salvar uma vida.

Estamos todos juntos em prol de uma mesma causa: a vida. Ninguém está sozinho!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)