Queridos leitores, embora essa coluna não seja lida apenas por católicos, gostaria de partilhar um pouco sobre um tema essencial à fé católica. Antes de discorrer sobre este, quero aqui expressar meu carinho e meu respeito aqueles que não são católicos, e outros que não creem em Cristo. O amor ao Criador e ao ser humano nos irmana, nos aproxima. Sem amor, a mais bem intencionada e bela fé adoece e morre.
Pois bem, tendo como pano de fundo isso, sigamos com o tema: A Santa Missa, presidida pelos religiosos e celebrada por todos os católicos há mais de dois milênios, evidencia a importância e a centralidade dela para a vida cristã. Sem a Missa, a nossa proximidade com Cristo fica pela metade. Se para as nossas famílias a refeição é uma hora sagrada, podemos dizer que, para a Igreja Católica e seus fiéis, a Santa Missa é a refeição espiritual sagradíssima. É a atividade por excelência que justifica as outras atividades eclesiais.
Últimas Notícias
Deus se faz alimento para nos fortalecer. Na Missa, também chamada de Santa Ceia, somos convidados a participar da intimidade de Cristo; estar à mesa com Ele, e partilhar seu corpo e ouvir seus ensinamentos, ilumina o nosso caminho por mais escuro que esteja. A Hóstia não é um pão que simboliza Jesus, nem a Santa Ceia é uma lembrança do que aconteceu no passado. A hóstia é realmente o Corpo de Cristo e a Eucaristia, ou Santa Missa, é um acontecimento perpétuo, vivo e sagrado que não envelhece.
Este mistério abraça o tempo passado, presente e futuro e todo o universo; nada fica fora do alcance espiritual do Mistério Eucarístico, da Santa Missa. Ela é a celebração mais sagrada dos católicos. Por isso, o respeito elevado ao Corpo de Cristo, no grau de adoração. Nada, em nível espiritual, está acima ou substitui a Santa Missa. Agora, se Cristo não tivesse ressuscitado não existiria missa, padres, bispos, católicos, igreja, batismo, etc.
A Ressurreição de Cristo é a nossa vitória, é o que dá sentido a tudo que fazemos na Igreja. Até mesmo a cruz se tornou um símbolo sagrado não só porque Cristo morreu nela, mas por conta da sua ressurreição. Sem vida não há festa, não há alegria. Assim sendo, Cristo oferece para nós a sua vida que passou pela cruz, mas não ficou presa permanentemente a ela.
Participar da Missa é presente de Deus oferecido à nossa fraqueza. É um Dom dado à humanidade, ao universo. Que a Sagrada Eucaristia nos leve ao amor , ao perdão e à fraternidade. Ele está no meio de nós. Amém.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)