Delegado, escrivã e investigador do 2º Distrito Policial de Suzano são homenageados pela Câmara Municipal

O delegado Lourival Zacarias de Noronha, a escrivã Michelle Reinaldo Ricardo e o investigador Edgar Cole Filho foram homenageados pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (27). Eles foram honrados com a Medalha Antônio Marques Figueira pelo trabalho realizado à frente do 2º Distrito Policial de Suzano.

Lourival é delegado de polícia há 11 anos, desde 2012, quando foi aprovado no concurso para exercer o cargo no estado de São Paulo. Mas sua atuação na Polícia Civil vem desde 2000, quando iniciou sua carreira de investigador, em Itaquaquecetuba.

Desde 2020 é o delegado titular do 2º Distrito Policial de Suzano, sendo atuante tanto nas investigações quanto na parte social. Também é formado em Direito e pós-graduado em Ciências Criminais, Segurança Pública e Inteligência Policial, tendo sido um dos autores do livro “Inteligência e Contrainteligência”, o qual contribuiu com um artigo de sua autoria.

Em 2019, recebeu o título de Honra ao Mérito de Policial Civil também pela Câmara dos Vereadores.

“É com muita honra, humildade e alegria que eu e os policiais da nossa delegacia recebemos a Medalha Antônio Marques Figueira. Ela representa o reconhecimento pelo nosso trabalho e de tantos outros policiais que se dedicam a proteger e servir. O recebimento desta Medalha não representa apenas um elogio, mas também um desafio. Ela aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso com a segurança pública”, declarou o delegado ao HojeDiario.com.

Michelle Reinaldo Ricardo é a chefe dos escrivães no 2º DP de Suzano e atua no cargo desde 2001, quando passou no concurso para a Polícia Civil de São Paulo. Já no ano seguinte ela iniciou sua atuação na Academia de Polícia na Cidade Universitária, em São Paulo.

Chegou a conciliar a faculdade de Direito, a carreira de escrivã e a maternidade, sendo hoje formada, com pós-graduação em Direito Tributário e especialização em Direitos Humanos. Em Suzano, ela iniciou seu apoio em 2020, durante a pandemia da Covid-19, e conseguiu sua transferência para a região do Boa Vista em 2021. Em 2022, recebeu o título de “Policia Civil do Ano” também pelo Legislativo Municipal.

A escrivã ressaltou que tudo isso só foi possível por causa de sua família, a quem dedicou a honra. “Estou muito feliz e dedico esta medalha a minha minha família, aos meus amigos e aos meus colegas de trabalho, sem os quais eu não teria chegado até aqui e superado os desafios que encontrei”, ressaltou.

Edgar Cole Filho é chefe dos investigadores do 2º DP de Suzano. Graduado em Direito e Administração de Empresas e especialista em Inteligência Policial, ingressou na Polícia Civil em 2004. Ao longo de sua trajetória se destacou como Investigador de Forças Especiais, integrando o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na divisão de Crimes Contra o Patrimônio.

Foi um dos investigadores que descobriu a procedência das armas e munições utilizadas no massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, ocorridos em 2019.

Para Cole, a honraria é um impulso para continuar a realização de um trabalho de excelência na cidade. “O recebimento da Medalha Antônio Marques Figueira nos impulsiona a continuar trabalhando, treinando, estudando e inovando para promover a ordem, a paz e a justiça”, destacou.

A cerimônia que os homenageou foi realizada às 19 horas durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Suzano, localizada na rua dos Três Poderes, número 65, no Jardim Paulista.