PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Um momento para a história: o novo Parque do Mirante no Sesc!”, por Alex Santos

Meus amigos, o último sábado está registrado como um dos grandes dias da nossa querida Suzano. Afinal, após anos de luta, nós finalmente concluímos um extenso processo de revitalização e, com a liderança do prefeito Rodrigo Ashiuchi, inauguramos o novo Parque do Mirante no bairro do Sesc, uma das maiores conquistas para o lazer e para o turismo.

Ressignificando a antiga estação de tratamento de água que serviu à população local ao longo do último século, a nova estrutura do Parque do Mirante está aberta à população diariamente, entre 7 e 19 horas, contando com espaço coberto destinado à alimentação, sanitários, brinquedos e totens que exaltam a história de quem construiu a região do Sesc, sendo uma ótima opção de lazer para toda a família.

O projeto completo incluiu a reforma de alvenaria da pirâmide e intervenções estruturais relativas à parte hidráulica, contudo, o entorno imediato do antigo reservatório também passou por intervenções significativas. Instalamos um observatório, na extremidade do terreno, com binóculos fixos para observação panorâmica do horizonte de Suzano e da inédita unidade de conservação municipal, com 1,7 milhão de metros quadrados (m²), que está ligada ao nosso projeto de valorização da região.

As artes plásticas também têm o merecido destaque no projeto com a pintura das laterais da pirâmide, proporcionadas pelo projeto “Arte Pública”, da Secretaria Municipal de Cultura. Os artistas suzanenses Niko Takaki, Ítalo Raphael, Caio Yamazaki e Neli Souza decoraram as duas faces de 7 metros de largura por 17 metros de altura com a temática do esporte e do lazer, dando um toque ainda mais especial ao novo parque.

Tudo isso foi possível por meio de muito esforço e comprometimento, contando com o investimento de R$ 1,5 milhão feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal, que foi fundamental para tirar este projeto do papel.

Por fim, eu não poderia deixar de falar dos homenageados com a nova estrutura. O parque foi batizado em homenagem à professora Bianca Carla Nunes da Silva, uma pessoa muito querida que infelizmente nos deixou precocemente, em 2020, após anos de luta contra o abandono deste espaço, enfim inaugurado. Por sua vez, o querido Ari Serafim Barbosa, o Ari do Posto, grande político e ativista que dedicou a maior parte de sua vida ao povo suzanense até seu falecimento, em 2022, marca a renovação da pirâmide.

Já a última homenagem foi rendida a um grande amigo que perdemos ainda no último mês. Marcos Vinicius Martins da Cunha, o Rizada, morador do Sesc que atuou na administração municipal e, infelizmente, faleceu semanas atrás, deixando um legado de alegria, esperança e humanidade que será para sempre lembrado com o novo palco cultural do parque, batizado em sua honra.

O novo parque é uma prova irrefutável de que grandes pessoas constroem uma cidade que, cada vez mais, é exemplo de trabalho e realização. Mais uma vez, parabenizo o prefeito Rodrigo Ashiuchi e todos os envolvidos por mais essa conquista e lembro a todos que seguimos trabalhando por muito mais. 

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)