“A entrega do Hospital Regional e o avanço da Saúde em Suzano”, por Alex Santos

Meus amigos, a última semana reservou a tão aguardada entrega do Hospital Regional do Alto Tietê, em cerimônia que contou com a presença de autoridades como o governador Tarcísio de Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual André do Prado; o deputado Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor; o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o nosso secretário de Saúde, Pedro Ishi. A entrega deste equipamento era um sonho que perdurou por anos e, por isso, sanar mais essa demanda foi um momento histórico para a nossa gestão e para o povo da nossa cidade.

Após meses de intenso trabalho, os 99 leitos que compõem o Bloco C do hospital situado na Vila Amorim foram finalmente entregues para completar um total de 179 vagas, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O local conta com ambulatório, salas multidisciplinares, sala de radiografia, consultórios, recepção e serviço de diagnóstico, sendo gerido pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) para receber casos de média e alta complexidades, promovendo serviços como procedimentos cirúrgicos e exames de imagem e análises clínicas.

Com esta estrutura, será feito o atendimento de pacientes encaminhados via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) contando ainda com clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia, tornando-se um polo essencial para todo o Alto Tietê. Além de aumentar a capacidade e possibilitar que a população tenha outra opção para ser atendida, a entrega do hospital representa a regionalização dos serviços de saúde, possibilitando que os pacientes sejam atendidos com diversas especialidades sem a necessidade de se deslocar para outras cidades do Estado.

A previsão é de que a carga total de leitos esteja funcionando até fevereiro, mas vale ressaltar que a plena disponibilidade do equipamento não é a única novidade aguardada para o ano que vem. Isso porque o segundo semestre de 2024 prevê a entrega do Hospital Federal, outra das “causas impossíveis” que avança a passos largos para ser uma das mais importantes conquistas da história da nossa cidade.

Conforme revelado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pelo secretário Pedro Ishi em vistoria realizada na última semana, o espaço de 9 mil m² situado entre a rua Sete de Setembro e a avenida Senador Roberto Simonsen, na região central, chegou a 40% dos serviços concluídos, com trabalhos em forte ritmo para abrigar uma estimativa de 25 mil atendimentos mensais em 40 leitos fixos e 90 rotativos, em demandas de urgência e emergência.

Junto a isso, temos programadas ainda quase 1,3 mil cirurgias de pequeno porte e outras 686 de média complexidade na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, além da reforma do Pronto-Socorro Municipal e de equipamentos como a Unidade Básica de Sáude (UBS) João Olimpio Neto, no Jardim Casa Branca, e o Laboratório Municipal, além da entrega da Clínica da Mulher, próximo ao Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz. Sim, meus amigos, as novidades não param na Saúde de Suzano, afinal, seguimos com um trabalho sério e compenetrado no que há de melhor a oferecer à nossa população.

Mais uma vez, registro meus cumprimentos ao prefeito Rodrigo Ashiuchi e ao secretário Pedro Ishi, além de destacar minha gratidão a todos que contribuíram para estas conquistas. Seguimos juntos por Suzano.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE