PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Dia Mundial do Braile, nesta quinta (04): A inclusão do sistema nas bibliotecas municipais

Nesta quinta-feira (04), é celebrado o Dia Mundial do Braile, em homenagem ao criador Louis Braille, um sistema de inclusão que possibilita a leitura e escrita de pessoas com deficiência visual. Com sinais de relevo, a leitura ocorrida por meio do tato permite mais acessibilidade ao conhecimento.
Diante disso, o portal HojeDiario.com realizou uma pesquisa junto as Prefeituras das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Poá, para verificar se as Bibliotecas Municipais promovem a democratização de conhecimentos aos moradores.

Na cidade de Suzano, a Biblioteca Municipal Professora Maria Eliza de Azevedo e Cintra, localizada no interior Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, na região central, dispõe de um espaço específico para pessoas com deficiência visual.
O local oferece cerca de 300 livros em braile, computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, display braile e impressora braile.
A unidade está aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Em Ferraz de Vasconcelos a Biblioteca Municipal José Andere, localizada na região central da cidade, possui mais de 200 exemplares de acervo literário em Braile e 200 audiolivros para a população, disponível de forma gratuita.
O acervo do espaço conta com livros em Braile dos de diferentes gêneros, incluindo livros didáticos, literários e revistas infantis, popularmente conhecidos como gibis. Além da leitura tátil, a Biblioteca Municipal permite aos usuários inúmeros audiolivros, ou livro falado, que permite a passagem de conhecimento através da audição. O local permite que os munícipes emprestem até três exemplares por vez, com prazo de devolução fixado em 15 dias.

O município de Mogi das Cruzes oferece Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico da cidade, no segundo andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes.
O local conta com diversos títulos em braile, incluindo o espaço infantil Mauricio de Souza, voltado às crianças. Todo o acervo de livros do local está disponível para consultas por meio do link http://biblioteca.pmmc.com.br, distribuídos entre autor, título ou assunto.

Em Itaquaquecetuba, a Biblioteca Municipal Professor Aroldo de Azevedo, localizado no bairro Vila Virgínia, oferece um espaço com cerca de 127 livros em braile, entregues por meio do Instituto Benjamin Constant e Fundação Dorina Nowill, que mensalmente enviam pelo menos três novos exemplares. Além disso, o espaço possui 43 audiobook, ou livro falado, e conta com 16,6 mil livros.

A Biblioteca Pública Municipal de Poá Florestan Fernandes possui mais de mil livros em braile, bem como CDs e gibis. Além disso, o espaço conta com um o acervo aproximado de cinco mil livros.

Empréstimo dos livros em braile

Para os empréstimos dos livros na Biblioteca Municipal Professora Maria Eliza de Azevedo e Cintra, em Suzano, os interessados (as) devem dirigir-se a unidade situada na rua Benjamin Constant, número 682, na área central, em posse com RG e comprovante de residência para a retirada da carteirinha, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para mais informações, a Bilbioteca disponibiliza o telefone (11) 4745-2000.

Em Ferraz de Vasconcelos, os interessados (as) podem comparecer na instituição munidos de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência e uma foto 3×4 para apresentação dos documentos, cadastro e em sequência a confecção da carteirinha de acesso que é retirada na hora. A unidade está localizada na rua Sud Menucci, número 200, região central, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Mais informações, estão disponíveis por meio do telefone (11) 4676-4500.

Já no município de Mogi das Cruzes, para se tornar um associado é preciso apresentar duas fotos 3×4, além de um documento de identidade, como RG ou CNH, e um comprovante de residência atual. O espaço está localizado na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 3° andar, número 360, na região central, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Para mais informações, a unidade disponibiliza o telefone (11) 4798-6986.

Para os empréstimos em Itaquaquecetuba, a Biblioteca Municipal Professor Aroldo de Azevedo, solicita o documento de identidade, além de um comprovante de endereço. O espaço está situado na avenida João Fernandes da Silva, número 53, no bairro Vila Virgínia. Para mais informações, a Biblioteca disponibiliza ser obtidas pelo telefone (11) 4754-2111

Em Poá, a Biblioteca Municipal, localizada no endereço rua Doutor Emílio Ribas, número 158, na região central. Para mais informações entre em contato por meio do endereço eletrônico cultura@poa.sp.gov.br