Prefeitura de Suzano inaugurou a Clínica da Mulher, neste sábado (27); Atendimentos já começam na segunda (29)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Suzano inaugurou a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, situada no bairro Parque Santa Rosa, ao lado do Ambulatório de Especialidades Médicas Doutor Joracy Cruz.
A nova clínica, dedicada exclusivamente ao atendimento do público feminino, começará a operar na segunda-feira (29), funcionando das 7 às 17 horas. Os atendimentos serão realizados mediante encaminhamento da Atenção Básica.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, a primeira dama do município Larissa Ashiuchi, do secretário de Saúde, Pedro Ishi, e de outras autoridades do município. O objetivo da clínica é oferecer um serviço de saúde mais especializado e atento às necessidades das mulheres da cidade.

A estrutura da Clínica da Mulher inclui quatro consultórios, salas de procedimentos, equipamentos para ultrassonografia, áreas de gerência e medicação, além de recepção, brinquedoteca, banheiros e setor administrativo. Inicialmente, a clínica contará com dois médicos e uma equipe completa de profissionais da saúde e administrativos.

A capacidade estimada é de realizar até 120 consultas mensais. Além disso, espera-se atender cerca de 50 pacientes semanalmente para avaliações psicossociais. Entre os serviços disponíveis, estão o acompanhamento de pré-natal de alto risco, coleta de papanicolau, planejamento familiar, ultrassonografias, implantação de DIU e Implanon, testes rápidos, retirada de pontos, colposcopia, entre outros procedimentos.

As consultas ginecológicas de rotina continuarão sendo realizadas nos postos de saúde, com encaminhamentos para a Clínica da Mulher em casos que requeiram exames complementares ou atendimento especializado. Vale ressaltar que a coleta de papanicolau é realizada diariamente nas 24 unidades de saúde de Suzano.

A primeira dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, mostrou otimismo com o novo equipamento de saúde.
“É muito gratificante estar hoje aqui, onde eu sei que haverá um espaço em que as mulheres serão acolhidas, cuidadas e, independentemente do problema que tenham, serão tratadas com carinho, amor e respeito”, disse Larissa.