Após dias de bloqueio devido a um deslizamento de terra, a rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), a Mogi-Bertioga, foi reaberta na última terça-feira (30).
O deslizamento, que ocorreu em 25 de janeiro no km 84, foi causado pelas intensas chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo.
A Mogi-Bertioga é uma importante via de conexão a diversos municípios do litoral do estado de São Paulo, com início na cidade de Mogi das Cruzes.
Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalharam intensamente na remoção de aproximadamente 800 metros cúbicos de materiais, incluindo terra, pedras e árvores. Os trabalhos abrangeram a limpeza, sinalização da rodovia e a colocação de estruturas de concreto (malotes) para controlar o impacto das pedras.
A interdição afetou o trecho entre os km 77 e 98.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Acidente prejudica o trânsito em via importante de Suzano, nesta terça (19)
Durante as operações de terça-feira (30), as equipes utilizaram escavadeira hidráulica e realizaram serviços de roçada e limpeza do talude, com apoio de técnicas de rapel. Os procedimentos incluíram jateamento, lavagem da pista e atualização da sinalização horizontal.
Como parte dos esforços de liberação da via, uma grande rocha de aproximadamente 10 metros de comprimento, 3 metros de largura e 3 metros de altura foi implodida, além de outras três pedras de dimensões não especificadas.
O Governo do Estado de São Paulo continuará com ações de monitoramento nas encostas e medidas preventivas para a conservação dos sistemas de drenagem e escoamento de água na estrada. Outras implosões de rochas estão programadas para os próximos dias como parte dessas medidas preventivas.