PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ministério da Educação divulga lista de chamada do SISU

O Ministério da Educação (MEC) finalmente divulgou nesta quarta-feira (31) os nomes dos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o ano de 2024. A divulgação, originalmente agendada para terça-feira (30), sofreu um breve adiamento devido a problemas técnicos no site oficial. Os candidatos já podem verificar seus resultados acessando https://acessounico.mec.gov.br/sisu e fazendo login na conta do Gov.br.

Este processo seletivo teve uma adesão significativa, com 1.271.301 inscrições, representando 57,6% do total de candidatos elegíveis (2.209.175). Segundo o MEC, esta foi a maior taxa de participação registrada nos últimos sete anos.

Para 2024, o Sisu ofertou 264.181 vagas, distribuídas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições de ensino superior que participam do programa. Dentre as vagas disponíveis, 53,6% foram reservadas para ações afirmativas, conforme estabelecido pela Lei de Cotas. Essa legislação visa garantir o acesso à educação superior para estudantes de grupos historicamente desfavorecidos.

Procedimentos para matrícula

Candidatos com o nome na lista da primeira chamada devem efetuar sua matrícula ou registro acadêmico diretamente na instituição de ensino escolhida, entre os dias 1º e 07 de fevereiro.
Todas as informações necessárias para o processo de matrícula estão disponíveis no mesmo portal de acesso ao Sisu.

É essencial que os candidatos estejam atentos aos procedimentos, documentações exigidas e aos prazos estipulados no edital de cada instituição de ensino.

Lista de espera

Para aqueles que não foram selecionados nesta primeira chamada, há a possibilidade de inscrição na lista de espera, que estará aberta até o dia 07 de fevereiro. A inscrição para a lista de espera deve ser feita na mesma página do Sisu, através do portal Acesso Único.

Em 2024, o Sisu realizará apenas uma etapa de inscrição, permitindo que as instituições de educação superior usem a lista de espera ao longo do ano para ocupar as vagas que não foram preenchidas na chamada regular.