“O combate à dengue em Suzano”, por Alex Santos

Meus amigos, Suzano está mais do que nunca empenhada no combate à dengue. Toda a administração municipal está com a Secretaria Municipal de Saúde, liderada pelo Pedro Ishi, em mais esta batalha e contamos com a parceria de cada cidadão e cidadã nessa missão.    

Na última quarta-feira (14), a Prefeitura de Suzano declarou “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico”. Antes de tudo, é importante lembrá-los que nós sempre tivemos um trabalho preventivo notório em Suzano com mutirões informativos, projetos de conscientização e parcerias em prol do combate ao aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a febre amarela, bem como o zika vírus e a chikungunya. No momento, todos os trabalhos já existentes vêm sendo intensificados de forma emergencial, como veremos a seguir.

Por exemplo, as nossas equipes vêm realizando o processo de nebulização, que consiste na circulação de um veículo com inseticida pelos bairros com maior incidência do mosquito. A névoa emitida pelo equipamento não apresenta toxicidade para seres humanos, portanto, é indicado que os moradores deixem o interior da residência exposto a este produto, potencializando o efeito do produto para a população.

Por sua vez, no tocante à vacinação, a previsão é que mais de 8 mil doses sejam destinadas ao município nesta semana. Em um primeiro momento serão ministradas doses em crianças com 10 e 11 anos de idade, mas vale ressaltar que, por enquanto, seguimos no aguardo de mais orientações por parte do Governo do Estado para proceder em plena segurança.

Uma outra iniciativa aplicada para impedir o avanço do vetor está no projeto pioneiro de combate ao mosquito transmissor, o “Aedes do Bem”, realizado em parceria com a empresa Prime Soluções Ambientais, por meio da tecnologia Oxitec. No projeto estão sendo instaladas 90 caixas contendo ovos dos mosquitos machos autolimitantes, que não picam e não transmitem doenças, com o objetivo de diminuir a população de Aedes aegypti local por meio do cruzamento com as fêmeas.

Vale ressaltar que a conscientização também parte das escolas. A Secretaria Municipal de Educação, hoje dirigida pelo secretário Leandro Bassini, também desenvolve projetos diversos de instrução de forma preventiva, incluindo peças teatrais e atividades lúdicas para o público mais jovem. Contudo, a fim de intensificar o alerta às famílias neste momento de precaução, o setor vem se mobilizando para reforçar o tema por meio de produções textuais e materiais artísticos neste período de atenção para que as crianças entendam a necessidade de prevenir a doença e, automaticamente, levem estes conhecimentos aos seus lares.

Juntos, com inteligência e controle, nós vamos combater a dengue. Ressalto aqui meus parabéns ao prefeito Rodrigo Ashiuchi, ao secretário Pedro Ishi e a toda a equipe responsável por esta mobilização que, sem dúvida, garantirá o bem-estar da população, desde que tenhamos consciência de que o momento é de atenção.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)