A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (26) uma demonstração do funcionamento do projeto Aedes do Bem, que visa combater a proliferação da dengue e a reprodução do mosquito Aedes aegypti na cidade.
A ação foi realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jardim Gardênia. Lá, foram apresentadas duas caixas contendo mosquitos machos modificados, que não picam nem transmitem doenças. O projeto consiste em reduzir a quantidade de fêmeas responsáveis por transmitir doenças por meio do acasalamento.
Os “insetos do bem” iniciam uma procura pelas fêmeas e, após o cruzamento, os machos herdam a característica autolimitante. Por sua vez, as fêmeas não conseguem atingir a fase adulta.
O resultado é a diminuição na quantidade de mosquitos que transmitem doenças e, consequentemente, o controle populacional na região tratada.
Últimas Notícias
O projeto é uma parceria da Prefeitura com a empresa de biotecnologia avançada Oxitec, por meio da Prime Soluções Ambientais, e será implantado em 30 pontos do município.
Visando combater efetivamente a disseminação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Suzano enfatiza a importância do projeto.
Segundo a Oxitec, para ser realmente efetivo, o projeto precisa ser implantado em locais mais populosos. Em Suzano, a região norte foi priorizada neste primeiro momento com a colocação de caixas em pontos estratégicos que vão garantir a permanência do “Aedes do Bem” nos locais mais populosos.
A Coordenadora de Operações de Campo dos Programas de Saúde da Oxitec, Luciana Medeiros, disse que a tecnologia tem como intenção complementar as inúmeras ações de combate à dengue no Brasil e no mundo.
“Sempre ouvimos de não deixar águas paradas, de deixar os agentes entrar em casa. Todas essas medidas ainda precisam acontecer, são preconizadas pelo Ministério da Saúde e fazem parte do controle de manejo de vetores. O Aedes do Bem vem preencher essas lacunas do que falta no combate à dengue”, disse.
O secretário de Saúde, Pedro Ishi, destacou que o projeto é uma soma às outras medidas realizadas na cidade.
“O recado que queremos deixar é que estamos focados no combate ao mosquito da dengue, estamos em alerta de emergência onde temos colocado todos nossos esforços na pasta da Saúde, dentro da administração pública no combate à dengue. E hoje esse projeto do ‘Aedes do Bem’ vem colaborar nessas outras medidas que tomamos”, disse Ishi.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi ainda ressaltou a importância que o Aedes do Bem já tem tido para diminuir os casos na cidade.
“O resultado que buscamos é um conjunto de ações para que cheguemos na redução dos casos de dengue na cidade. Desde que iniciamos nossos projetos e com as 30 caixas do Aedes do Bem implantadas na cidade já tivemos uma redução significativa dos casos. É um conjunto de ações que são super importantes para o combate à dengue”, destacou.