Em Poá, proprietário de fábrica de plásticos é multado por furto de energia, o popular “gato” de luz

Em uma operação realizada nesta quinta-feira (29), no bairro Vila Júlia, em Poá, uma fábrica de plásticos foi flagrada realizando furto de energia elétrica, conhecida popularmente como “gato” de luz. A ação policial, que contou com o apoio de técnicos da empresa EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Alto Tietê, resultou na identificação da fraude.
Estima-se um prejuízo superior a R$ 10 mil decorrente da irregularidade.

O responsável pela fábrica será processado por furto de energia, um crime definido no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, sujeito a pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. De acordo com a legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o proprietário do estabelecimento também enfrentará a cobrança retroativa pelo consumo não registrado durante o período da fraude, bem como custos administrativos associados à regularização da situação.

Seguindo a denúncia, a fábrica foi submetida a uma inspeção pericial pela Polícia Científica para documentar a extensão da infração e coletar evidências para o processo legal.