PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Suzano inicia ações para combate a tuberculose na cidade, com ‘Dia D’ de exames em 30 de abril

A Prefeitura de Suzano, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou uma campanha de busca ativa de casos de tuberculose visando detectar e tratar a doença precocemente, evitando complicações para os pacientes. As ações incluem um Dia D de exames, programado para o dia 30 de abril.

A iniciativa busca identificar casos suspeitos de tuberculose, especialmente entre pessoas que apresentem sintomas como tosse persistente por mais de três semanas, emagrecimento e febre vespertina. A Secretaria de Saúde orienta que os moradores com esses sintomas procurem a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame necessário.

Esta campanha faz parte do “Programa Estadual de Tuberculose” e do “Programa Municipal de Combate à Tuberculose”. O Dia D de exames contra a doença será realizado em todas as unidades de saúde da cidade até o dia 30 de abril, uma terça-feira.

Além do Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando outras ações nos bairros, incluindo a realização de exames para aqueles que apresentarem sintomas da doença, orientações sobre os sinais e sintomas da tuberculose, e medidas de prevenção.

Os exames de escarro, que ajudam na identificação da tuberculose, estão disponíveis durante todo o ano nos 24 postos de saúde de Suzano. Para reforçar o atendimento, a cidade dispõe do Ambulatório Municipal de Tisiologia, localizado na Unidade Básica de Saúde Prefeito Alberto Nunes Martins (CS II), que atende cerca de 400 pacientes mensalmente para diagnóstico e tratamento da doença.

Os munícipes que apresentarem sintomas devem buscar atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, munidos de documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS. Informações adicionais sobre os endereços das unidades de saúde podem ser encontradas através do link https://bit.ly/EnderecosUBS.