PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Suzano reinaugura a Praça do Sol Nascente, que recebeu o nome do Doutor Junji Toyoda

Na manhã desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Suzano realizou a reinauguração da “Praça do Sol Nascente”, que recebeu o nome do Doutor Junji Toyoda.
O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, autoridades locais e familiares do homenageado. Localizada na rotatória da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) com a avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, e a rua José Sanches Marin, a praça simboliza a forte influência cultural japonesa em Suzano.

A revitalização do espaço foi uma colaboração entre a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, a Associação Cultural Esportiva Agrícola Suzano (Aceas Nikkey) e o Centro Educacional Nipo Brasileiro de Suzano (Cenibras). As melhorias incluíram manutenção e pintura da escultura de Tomie Ohtake, instalada em 2008 para celebrar o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, além de roçagem e pintura da pista de caminhada e reparos na ponte sobre o rio Una.

Outros elementos culturais enriquecem o espaço, como a escultura do pássaro Tsuru, realizada por Lúcio e Rodrigo Bittencourt, e um busto de Pedro Sinkaku Miyahira, ex-prefeito e também homenageado pela contribuição à comunidade japonesa em Suzano. Duas cerejeiras foram plantadas, contribuindo para a beleza e simbolismo do local.

A praça leva o nome de Junji Toyoda, um líder comunitário e empresarial, que faleceu em dezembro de 2022 aos 74 anos.
Ex-presidente do Rotary Club de Suzano, Toyoda foi fundamental em diversos projetos sociais e culturais da cidade, incluindo a estruturação de uma biblioteca japonesa especial junto ao Aceas e ao Cenibras, além do desenvolvimento de áreas para ensino ambiental e recreativo para crianças.